Briatore sobre os rumores de saída da Alpine da F1: "Não entendo a especulação"
Consultor italiano afirmou que decisão de transformar equipe francesa em cliente da Mercedes foi tomada com foco no lado esportivo
Flavio Briatore, polêmico ex-chefe de equipe e que hoje é consultor da Renault/Alpine na Fórmula 1, não está preocupado com os rumores de que a marca francesa poderia se retirar completamente da categoria.
Há anos, especula-se se a Renault, em algum momento, deixará completamente a F1. Esses rumores foram alimentados no ano passado, quando a empresa francesa decidiu pelo menos descartar seu próprio programa de motores.
A partir de 2026, a equipe de trabalho, que tem competido sob o nome de Alpine desde 2021, correrá com motores de clientes da Mercedes. De acordo com Briatore, que retornou a equipe francesa em 2024, não há planos de vender toda a escuderia.
"Eu não entendo essa especulação", afirma Briatore em uma entrevista à auto motor und sport e revela: "As mesmas perguntas sempre foram feitas desde que entrei na Renault. Quando ganhamos o título do campeonato mundial em 2005 e 2006, me perguntaram se a Renault queria continuar na Fórmula 1".
Briatore já foi chefe de equipe nas décadas de 1990 e 2000, que a escuderia ainda se chamava Benetton em seus primórdios e, depois, Renault. "A verdade é que: Sempre recebi da Renault o que eu precisava para o trabalho", disse o italiano.
"Eles apreciam o fato de eu ser cuidadoso com o dinheiro deles. Acredito em eficiência. É por isso que agora estou economizando dinheiro em todas as áreas que não tornam meu carro mais rápido".
"Os franceses querem vencer. Não venceremos com nosso motor. É simples assim", explica ele de forma pragmática, enfatizando: "Se quisermos vencer, temos que abrir mão das áreas em que não somos competitivos".
Para ele, o motor Mercedes significa que "no futuro teremos um problema a menos para nos preocupar", enfatiza, acrescentando que não vê problema de imagem se a Alpine-Renault não vencer no futuro, mas a Alpine-Mercedes vencer.
"A McLaren se torna campeã mundial com um motor Mercedes. Quantas vezes você já leu ou ouviu que a McLaren-Mercedes se tornou campeã mundial? Eu nunca li", diz Briatore, que faz outra comparação: "Haas é Haas e não Haas-Ferrari".
O italiano explica que há razões puramente esportivas para não depender mais dos motores próprios da Renault a partir de 2026. Essa medida não é um sinal de que toda a equipe de Fórmula 1 será vendida no futuro.
Historicamente, pelo menos, os rumores da saída da Renault não são completamente infundados, pois a equipe francesa já deixou a categoria duas vezes com sua própria equipe de trabalho.
A primeira saída ocorreu após a temporada de 1985, antes de retornarem oficialmente em 2002, após comprarem a equipe da Benetton. Em 2010, eles saíram parcialmente para dar lugar para parceria com a Lotus, antes de comprar a equipe de volta para a temporada de 2016 e, finalmente, renomeá-la como Alpine em 2021.
F1 2025 CHEGOU! Que esperar de HAMILTON na Ferrari? E BORTOLETO? Quem é FAVORITO ao TÍTULO? Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com faz 'prévia' da F1 2025: Bortoleto, Hamilton e mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.