F1 - Domenicali: Rotação de corridas europeias acontecerá "muito, muito em breve"

CEO da F1 confirma que calendário europeu será reformulado, com alguns circuitos tradicionais recebendo corridas de dois em dois anos

Stefano Domenicali

Stefano Domenicali

Foto de: Erik Junius

Um número não revelado de GPs europeus de Fórmula 1 enfrentará a perspectiva de participar da rotação de corridas mais cedo ou mais tarde, de acordo com o CEO da F1, Stefano Domenicali.

Com um recorde de 24 etapas já incluídas no calendário da categoria, o espaço para a adição de novos locais é agora indiscutivelmente menor do que nunca.

Domenicali já havia sugerido que a rotação das corridas europeias seria uma opção, mas agora ele disse que essa mudança está nos planos.

"Temos algumas notícias para compartilhar muito, muito em breve, com relação à possibilidade de, a médio prazo, termos alguns GPs europeus rotativos e algumas outras novas opções que virão mais tarde", disse Domenicali em uma renião com investidores da Liberty Media.

"Isso é algo que, é claro, esclareceremos no devido tempo. É verdade que temos uma grande demanda de possíveis novos locais que querem entrar e nossa escolha será sempre equilibrada entre os benefícios econômicos certos que podemos ter como um sistema e também para alavancar o crescimento no mercado que podemos ver potencial que será benéfico para nós para crescer ainda mais o nosso negócio".

Falando em um evento da Globant durante o GP dos Estados Unidos, Domenicali mencionou a Argentina como um local onde ele gostaria de ver a F1 retornar.

Race start - George Russell, Mercedes F1 W15, takes the lead over Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Largada da corrida - George Russell, Mercedes F1 W15, assume a liderança sobre Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Incluindo o GP do Azerbaijão, há atualmente 10 corridas na Europa, com a Itália sediando duas - Imola e Monza - e Madri entrando no calendário para 2026, enquanto o contrato de Barcelona expira no final daquele ano. 

Relatórios recentes afirmaram que o Circuito de Barcelona-Catalunha começaria a compartilhar um lugar no calendário com o GP da Holanda em Zandvoort, embora os organizadores da corrida na Holanda tenham se distanciado da ideia.

Um problema em potencial com o plano de Domenicali são os contratos já mantidos por muitos circuitos europeus, enquanto o futuro financeiro de algumas dessas pistas depende da realização de uma etapa da temporada de F1 anualmente.

Silverstone, Hungaroring e Red Bull Ring têm contratos que se estendem até a década de 2030, por exemplo, embora Spa-Francorchamps, Monza, Zandvoort e Imola tenham seus contratos encerrados após 2025. Mônaco também só tem contrato para o próximo ano, mas há poucas chances de uma das corridas mais icônicas da F1 ter que dividir seu espaço.

Por outro lado, como a categoria está em alta em termos de interesse e receita, muitos locais estão ansiosos para obter uma fatia da ação, adicionando uma corrida própria ao calendário.

Eau Rouge track action

Ação na pista de Eau Rouge

Foto de: Erik Junius

Uma segunda corrida na Arábia Saudita, no circuito de Qiddiya, atualmente em construção, um retorno à África, com Ruanda sendo cogitada como um local em potencial, e o já mencionado potencial retorno do GP da Argentina são apenas alguns dos locais que poderiam estar de olho em um lugar se e quando a temporada europeia for truncada.

O atual Acordo Concorde, em vigor até o final de 2025, permite 25 corridas por ano na temporada de F1, mas Domenicali está satisfeito com 24 por enquanto

"Acreditamos que o equilíbrio que temos em termos de números é o correto, portanto, 24 é o número equilibrado que consideramos correto", acrescentou o CEO. "Acredito que todas as propostas que estão chegando à nossa mesa estão apenas nos dando a possibilidade de fazer escolhas ainda melhores para o nosso futuro".

"Portanto, como sempre, precisamos ser equilibrados, sabendo que não podemos seguir apenas a proposta financeira direta pura, porque isso é diferente de região para região, mas cabe a nós propor aos nossos acionistas a escolha certa".

"Acho que estamos em um bom momento para garantir que a estratégia para o futuro seja ainda mais forte, e é por isso que estamos tão confiantes no fato de que isso ajudará a melhorar nossa plataforma no esporte, na perspectiva social e comercial", conclui.

O QUE BORTOLETO ENFRENTARÁ NA SAUBER / AUDI?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com traz detalhes sobre Gabriel Bortoleto na Sauber, F1 na Band, GP de São Paulo e mais!

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Jordan: Verstappen fez "aula magistral" em Interlagos
Próximo artigo F1 - Jos Verstappen: "Lawson está pronto para dar um passo adiante"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil