F1: Honda assume responsabilidade por problemas da Aston Martin nos testes do Bahrein
Marca japonesa demonstrou "infelicidade" com a performance da própria unidade de potência, não apenas com a confiabilidade
O motor da Honda para temporada 2026 da Fórmula 1 carece de desempenho e confiabilidade, admitiu a marca japonesa. O único cliente da fabricante e, na prática, equipe oficial, Aston Martin, foi a mais lenta de todas nos testes de pré-temporada no Bahrein e completou muito menos voltas do que qualquer outra equipe – 334 em seis dias.
Isso se deve a uma série de questões técnicas, com um problema não especificado e uma “anomalia de dados” atrasando a equipe na semana passada.
Nesta semana, um problema na unidade de potência manteve o AMR26 na garagem por quatro horas na quarta-feira (18), antes de Lance Stroll rodar na brita devido ao que parecia ser uma falha técnica. Um problema relacionado à bateria encerrou precocemente as atividades da equipe na sessão da tarde de quinta-feira (19), e ela só voltou a pista para seis voltas intermitentes na sexta-feira.
A volta mais rápida da Aston nas duas semanas foi de 1min35s974 por Stroll, um tempo abaixo do esperado em comparação com os 1min35s290 da nova equipe Cadillac; todas as outras equipes marcaram, no mínimo 1min34s3. A Aston está quatro segundos mais lenta que o tempo de referência da Ferrari, estabelecido por Charles Leclerc com 1min31s992.
Se você está se perguntando se a falta de desempenho do AMR26, projetado por Adrian Newey, se deve à aerodinâmica ou ao motor, a honesta admissão da Honda deixa claro que sua unidade de potência especificação 2026 não está à altura – independentemente do potencial ainda não comprovado do chassi.
“Nosso principal objetivo durante os testes desta semana foi acumular quilometragem na unidade de potência, verificar a confiabilidade do motor e coletar dados”, declarou Shintaro Orihara, gerente geral de pista e engenheiro-chefe da Honda, em um comunicado à imprensa. “Coletamos dados com sucesso; no entanto, não alcançamos a quilometragem acumulada que tínhamos como meta".
“Na quinta-feira, identificamos um problema na unidade de potência, e todos nós estamos unindo esforços para encontrar uma solução durante nosso último dia de testes. Durante a noite e hoje, a HRC Sakura, o AMRTC em Silverstone e nossas equipes no Bahrein trabalharam juntos em um plano de rodagem limitado, que foi acordado em conjunto devido à escassez de peças".
“Foi uma semana difícil, mas agradecemos à equipe pelo apoio na pista e a todos que trabalham remotamente no Japão e no Reino Unido. No geral, não estamos satisfeitos com nosso desempenho e confiabilidade no momento. No entanto, todos estamos buscando soluções juntos em Sakura, Milton Keynes e Silverstone".
Mercedes realmente FAVORITA? RBR ESCONDENDO o jogo? Ferrari SONHANDO? TUDO sobre testes FINAIS da F1
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários