F1: McLaren dá 'ordem' para Norris e Piastri na largada em Spa
Com dupla na primeira fila no GP da Bélgica, o chefe de equipe Andrea Stella pediu cuidado aos pilotos
Com a marca de 1min40s562, Lando Norris conquistou a pole position do GP da Bélgica de Fórmula 1. Lando Norris afirmou, após a conquista em Spa-Francorchamps, que não estava preocupado com o duelo com o companheiro de equipe Oscar Piastri na quali sprint de sexta-feira. Andrea Stella, chefe da McLaren, prega calma no duelo entre os pilotos nas primeiras voltas.
Norris larga na ponta
O britânico, por pouco não conseguiu bater o recorde de volta em Spa-Francorchamps do companheiro de equipe Oscar Piastri, mas agora ele era o mais rápido das duas McLarens.
"Foi uma volta sólida, claro", disse Norris sobre o tempo que lhe garantiu a pole. Na tarde de sexta-feira, Norris foi três, deixando uma diferença de seis décimos para Piastri. No entanto, isso não preocupou Lando.
"Todos estavam preocupados depois de ontem, mas eu não estava nem um pouco longe", afirmou o britânico. "Tivemos apenas alguns pequenos problemas. Eu estava cheio de confiança depois de ontem e hoje. Por isso, é bom ver que posso estar no topo novamente".
"Três décimos foram no vácuo e por não ter sido o primeiro a sair dos boxes", disse Norris, se refere ao tempo da última saída da classificação em comparação com o tempo da classificação para o sprint.
"Na verdade, não havia nada com que se preocupar, mas as pessoas gostam de tirar proveito de tudo. Eu me senti bem. O carro foi rápido durante todo o fim de semana e o Oscar também teve um bom desempenho durante todo o fim de semana".
"Nós nos esforçamos muito um pelo outro. É difícil, porque isso também significa que vocês percebem rapidamente os pontos fortes e fracos uns dos outros - e também aprendem rapidamente uns com os outros. Então, sim, é uma batalha boa, mas difícil no momento".

Lando Norris e Oscar Piastri dividem a primeira fila do grid na Bélgica no domingo.
Foto de: Andy Hone / LAT Images via Getty Images
Muitos pilotos tiveram sua configuração ajustada após a sprint devido à previsão do tempo para o domingo. De fato, parece que será um dia chuvoso em Spa-Francorchamps. Como pole, Norris preferiria o sol, embora tenha conseguido vencer a corrida com chuva em Silverstone.
"Eu sinceramente prefiro que o dia fique seco. E também para os torcedores. Acho que está chovendo aqui há mais ou menos 10 anos seguidos", brinca Norris. "Seria bom ter um domingo seco, para variar. De qualquer forma, não me importo muito com isso - seco, úmido ou qualquer outra coisa. Isso faz parte das coisas aqui e estou ansioso por uma corrida divertida".
Decepção de Piastri

Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
Piastri ainda era o piloto mais rápido do dia na sexta-feira, mas agora tinha que reafirmar sua superioridade em relação a Norris.
Da segunda posição, no entanto, ele ainda tem a perspectiva de ultrapassar para assumir a liderança, como Max Verstappen já mostrou na sprint. Mesmo assim, Oscar está "um pouco decepcionado" com a segunda posição de largada. "A segunda volta foi muito boa, mas cometi um pequeno erro na curva 14 e perdi muito tempo. Por isso, estou desapontado", disse o líder do campeonato.
O fato de Norris ter conseguido dar um salto tão grande de sexta-feira para sábado não surpreendeu Piastri. "Somos apenas uma boa equipe e aprendemos muito uns com os outros a cada fim de semana", explicou.
"Isso nos torna uma equipe forte, mas também dificulta quando tentamos vencer uns aos outros. Não sei exatamente. Acho que fiz um trabalho razoável hoje, mas não consegui terminar bem quando precisava. É uma pena", disse Piastri, que ainda brincou com o fato de ter definido a segunda posição de largada como sua meta após a sprint.
McLaren prega calma na primeira volta

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images
A corrida sprint de sábado em Spa-Francorchamps confirmou a afirmação de Piastri de que a pole position nesse circuito não é necessariamente ideal. Mas ali sua principal batalha na primeira volta foi com o rival Max Verstappen, que estava perdendo terreno.
No GP, os dois pilotos da McLaren largarão na primeira fila, com Lando Norris à frente de Piastri, e Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro. Verstappen, o vencedor da sprint, começa em quarto lugar depois de uma sessão irregular.
E, embora na corrida sprint, Piastri e Norris tenham pilotado com prudência na primeira volta, evitando contato quando Verstappen e Charles Leclerc passaram pela Les Combes, historicamente essa área tem sido um ponto de atrito.
Talvez o mais ameaçador, já que o campeonato está sendo disputado pela dupla da McLaren, é onde Lewis Hamilton e Nico Rosberg colidiram na segunda volta de 2014. Isso deixou Rosberg com a asa dianteira quebrada, Hamilton com pneu furado e Daniel Ricciardo correndo para a terceira do que seriam oito vitórias na carreira da F1.
O chefe da equipe da McLaren, Andrea Stella, estava no pitwall naquele dia como engenheiro de Fernando Alonso na Ferrari e tem uma visão clara de como será a volta de abertura da corrida de 2025.
"Acho que os dois pilotos [da McLaren] tentarão, em primeiro lugar, ter a corrida mais rápida na primeira curva", disse ele em sua coletiva de imprensa após a classificação. "Acho que o posicionamento para aquele que estará na P2, o posicionamento do carro para poder tomar o vácuo, será potencialmente um fator decisivo".
"Devo dizer que, com base na previsão do tempo, isso não acontecerá necessariamente em condições de pista seca, portanto, se estiver molhada, será ainda mais interessante, porque a Eau Rouge pode não ser um 'pé embaixo' fácil, como é hoje em dia na primeira volta em um carro de Fórmula 1".
"Ao mesmo tempo, enquanto você olha para a frente, terá de olhar um pouco para trás, porque a Ferrari tem uma vantagem significativa de velocidade, portanto, não me surpreenderia se Leclerc estivesse liderando o grupo no final da primeira volta. Portanto, certamente há algum planejamento que pode ser feito, mas, em última análise, é preciso deixar que os pilotos façam sua própria avaliação, seu próprio julgamento".
"Certamente, o que direi aos pilotos é que a primeira volta é apenas a primeira de 44 e, quando se tem um carro tão bom e competitivo, é preciso garantir que os problemas sejam minimizados na primeira volta".
"E então, se executarmos a corrida da melhor maneira possível, acho que estaremos em condições de recuperar a possibilidade de vencer a corrida, mesmo que a primeira volta não seja de acordo com o resultado da classificação".
A McLaren fez um pequeno ajuste nas asas traseiras de ambos os carros entre a corrida sprint e a classificação, estendendo as abas de Gurney para gerar downforce adicional (ao custo de adicionar um pouco de arrasto) em antecipação às condições de chuva no GP, com chance de precipitação varia entre 80% e 40%.
A Red Bull também adicionou mais downforce aos seus dois carros, provavelmente de ordem ainda mais alta, já que no treino classificatório Verstappen perdeu a vantagem de 4 km/h de velocidade máxima que havia desfrutado na quali sprint. Isso pode não impedi-lo de desafiar as McLarens no início da corrida de domingo, mas Leclerc é o piloto no qual a McLaren se concentra.
"Leclerc, atrás de nós, parece estar novamente com configurações de baixo downforce", disse Stella.
"Portanto, sabemos que estaremos expostos na primeira volta, mas Lando provou hoje que, se você tiver uma vantagem de ritmo suficiente, como tivemos na Ferrari, pode ser possível ultrapassar, como aconteceu hoje com Lando ultrapassando [Leclerc, na quarta volta]", concluiu.
Reportagem adicional de Benjamin Vinel
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.