F1: Norris e chefe da McLaren 'trocam farpas' por estratégia do GP da Austrália

Piloto acha que poderia ter superado Charles Leclerc e chegado em segundo lugar na corrida. Já o chefe da McLaren disse que Leclerc, da Ferrari, mereceu ser segundo

Lando Norris, McLaren MCL38, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Oscar Piastri, McLaren MCL38

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Lando Norris, da McLaren, culpou a estratégia por terceiro lugar. Piloto acredita que poderia ter superado Charles Leclerc e ter terminado o GP da Austrália de Fórmula 1 em segundo lugar. Por outro lado, Andrea Stella, chefe da Mclaren, disse que Leclerc mereceu segundo lugar.
Em um esforço para perseguir Leclerc, a McLaren realizou uma troca entre Norris e Piastri, já que o ritmo do australiano estava mais lento, e Norris começou a diminuir a vantagem do piloto da Ferrari. Com a diferença reduzida para menos de dois segundos, Leclerc reagiu com uma parada e fez bom uso de seus pneus para garantir que pudesse reconstruir sua vantagem. Norris tentou se aproximar de Leclerc novamente, mas não teve tempo para isso. 
Leia também:
Refletindo sobre a batalha, Norris achava que não era totalmente inesperado sair de Melbourne com um pódio e que o ritmo que ele tinha sobre Leclerc significava que o segundo lugar era possível.
"Acho que quando você tira a Red Bull da jogada, eu diria que [não foi uma surpresa]. Acho que nosso ritmo foi bom durante todo o fim de semana", refletiu Norris. "Ontem, fizemos as coisas muito bem e mostramos um bom ritmo de corrida longa na sexta-feira.
"Portanto, eu não diria que não tínhamos chance. Eu não esperava que estivéssemos competindo com as Ferraris hoje e acho que nosso ritmo não era tão bom quanto o de Carlos, mas provavelmente melhor que o de Charles.
"Para ser honesto, talvez tenhamos perdido um pouco a oportunidade de sermos P2 hoje. Para nós, dizer isso é um bom sinal e acho que é um ponto positivo para toda a equipe, um bom impulso."
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 2nd position, the Ferrari trophy delegate, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 1st position, Lando Norris, McLaren F1 Team, 3rd position, on the podium with their trophies

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 2ª posição, o delegado do troféu da Ferrari, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Lando Norris, McLaren F1 Team, 3ª posição, no pódio com seus troféus

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Norris explicou que o plano era fazer o pit para ultrapassar Leclerc na mesma volta em que o piloto da Ferrari fez o pit, forçando um rápido recálculo do pit wall da McLaren. 
Em vez disso, ele ficou mais seis voltas em uma tentativa de aumentar o deslocamento dos pneus, mas Leclerc tinha uma posição crucial na pista e estava mais de quatro segundos à frente.
"Não deixamos nada na mesa, mas na volta em que íamos fazer o undercut, ele se aproximou", contou o piloto de Bristol. "Então, você tem que sair e fazer uma estratégia diferente. Estávamos próximos na segunda volta e, se eu tivesse ido para o boxe, acho que teria feito a ultrapassagem."
"Perdi essa oportunidade. Então, você sempre pensa: e se tivéssemos feito isso uma volta antes? Mas é difícil tomar todas essas decisões naquele momento. É fácil errar ao mesmo tempo; sempre há algumas consequências.
"Acho que ainda fizemos um bom trabalho hoje. Uh, terceiro e quarto para nós como equipe é positivo e um bom número de pontos, mas [a Ferrari foi] claramente a melhor equipe e eles têm um carro melhor no momento."
O chefe da McLaren disse que arriscar o segundo lugar era "desnecessário". 
"Com Lando em uma posição forte, achamos que era um risco desnecessário. Leclerc terminou à frente de Lando porque eles têm um carro mais rápido no momento", disse Stella.

"A notícia positiva é que este carro mais rápido não é muito mais rápido. Estivemos muito perto, o que considero encorajador para o Japão, onde algumas das características que tornam a Austrália boa para nós dão mais um passo em direção a uma proporção mais elevada. de [curvas] de velocidade média-alta em comparação com curvas de baixa velocidade", avaliou.

Verstappen ABANDONA! Sainz DOMINA e vence na Austrália em DOBRADINHA da Ferrari | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Iwasa substituirá Ricciardo no TL1 do GP do Japão
Próximo artigo F1- Ralf Schumacher: Verstappen deve sair e Alonso se aproxima da Red Bull; Bild 'destoa' e põe Fernando em outra equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil