F1: O que pódio surpreendente de Hulkenberg em Silverstone significa para a Sauber

Terceiro lugar do veterano alemão representou mais um passo no progresso da Sauber em sua jornada rumo a se tornar a equipe de fábrica da Audi em 2026

Nico Hulkenberg, Sauber

É preciso ter muita vontade de ir até a parte mais distante do paddock de Silverstone, pois não há necessidade de ir tão longe, a menos que haja um motivo - especialmente na chuva. Mas na noite de domingo, depois de um GP da Grã Bretanha de Fórmula 1 molhado, esse era o único lugar para se estar, pois a Sauber encheu sua unidade de hospitalidade com música e champanhe em comemoração ao pódio de Nico Hulkenberg.

Leia também:

O piloto alemão, na 239ª vez que largou em um GP, finalmente conquistou seu primeiro pódio na categoria máxima do automobilismo, depois de fazer uma corrida perfeita largando na última fila. Não havia dúvidas de que o veterano de 37 anos era o merecido centro das atenções; todos os membros da Sauber queriam uma foto com 'Hulk' e seu troféu LEGO.

Mas enquanto as rolhas de champanhe estouravam nas garrafas entregues no paddock pela Mercedes e Aston Martin, como a Sauber não havia previsto precisar de tanto espumante, a equipe também estava brindando a um marco em sua própria jornada para se tornar a equipe de fábrica da Audi a partir da próxima temporada.

A alegria de terminar em terceiro lugar, atrás da dupla dominante da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, provocou cantos, fotos no pitlane e um atraso na sessão de imprensa pós-corrida do chefe de equipe, Jonathan Wheatley - que foi a mais concorrida desde que ele assumiu o cargo no início de 2025.

Como era de se esperar, a bela conquista de Hulkenberg foi o primeiro assunto em pauta para um homem que testemunhou muitos pódios, vitórias e campeonatos durante seu tempo como diretor esportivo da Red Bull.

"Nico fez uma corrida excepcional hoje. Uma das melhores que já vi em Silverstone. Uma das melhores que já vi de qualquer piloto", disse Wheatley, entusiasmado.

Jonathan Wheatley, Team Principal of Stake F1 Team Kick Sauber and Mattia Binotto, COO and CTO of Stake F1 Team Kick Sauber

Jonathan Wheatley, diretor de equipe da Stake F1 Team Kick Sauber e Mattia Binotto, COO e CTO da Stake F1 Team Kick Sauber

Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images

"Parece incrível para mim que todos nós estejamos comemorando um pódio, pois me parece que ele deveria tê-los conquistado durante toda a sua carreira. Parece ser o pódio mais esperado de todos os tempos. Ele mostrou sua classe hoje, Não colocou uma roda fora do lugar [não errou nada]".

"Eu o considero um talento extraordinário há muito tempo. E acho que tenho sido coerente ao dizer isso a todos aqui. Para mim, é incrível que ele nunca tenha subido ao pódio em sua carreira. Acho que ele mostrou hoje do que é capaz".

Wheatley acha, portanto, que Hulkenberg pode ser capaz de fazer ainda mais? "Acho que, com o carro certo, com as circunstâncias certas, ele é capaz de fazer isso. Não tenho dúvidas de que ele pode vencer uma corrida", acrescentou.

O pódio foi importante para o alemão, mas também é importante para a Sauber - foi o primeiro da equipe desde 2012 e deu continuidade a uma série de resultados que também a levaram a terminar com pontos duplos  na etapa anterior, na Áustria, onde o brasileiro Gabriel Bortoleto foi o que mais chamou a atenção dos dois pilotos.

Depois de passar por um 2024 desanimador, marcando apenas quatro pontos e sem produzir um carro para a temporada atual que parecesse capaz de mudar sua trajetória, a Sauber saltou para o meio do pelotão graças a atualizações vitais - e à chegada de Wheatley.

"Acho que já falamos sobre a importância do impulso em uma equipe. Então, na verdade, para mim, o que levo de hoje é que as pessoas começaram a acreditar em nós", disse Wheatley

Nico Hulkenberg, Sauber

Nico Hulkenberg, Sauber

Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images

"Posso dizer as palavras. Posso dizer que estamos ganhando impulso, posso dizer que estamos colocando desempenho na pista. Posso dizer que Mattia [Binotto, COO e CTO da Sauber] e todo o trabalho árduo que ele fez antes de eu vir para cá está vindo à tona". 

"Mas é verdade. Temos uma jornada muito longa para chegar onde precisamos estar como equipe. E esse é um grande passo nessa jornada. A equipe tomou todas as decisões corretas em termos de estratégia - ficou de fora quando precisava ficar de fora e depois mudou para o médio no momento certo, e estou muito, muito orgulhoso de todos".

"Não foi apenas a estratégia, mas também o ritmo muito bom de hoje naquelas condições. Acho que se a corrida tivesse sido no seco, talvez eu não tivesse tantos de vocês ao meu redor neste momento. Enfrentamos nossos desafios com o C45 e este realmente não parecia ser um circuito adequado para nós. Mas acho que, sabe como é, chega a hora, chega o homem e Nico fez uma corrida incrível".

HULK PÓDIO, Norris VENCE, Piastri e Max MAL, novatos ERRAM: Bortoleto abandona! NASCAR Cup e Porsche

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Mark Mann-Bryans
Fórmula 1
Nico Hulkenberg
Sauber
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Globo encaminha acordo pelos direitos da F1 no Brasil e 'define' data de anúncio; diz site
Próximo artigo F1: Mercedes e Aston Martin dão presente à Sauber por 1° pódio de Hulkenberg

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros