MotoGP confirma acordo para retorno do GP do Brasil em Goiânia a partir de 2026
Anúncio foi feito nesta quinta-feira em evento na capital goiana
Start action
Foto de: Gresini Racing
Após 20 anos de ausência, a MotoGP confirmou nesta quinta-feira (12) seu retorno ao Brasil, pela primeira vez desde 2004. A partir de 2026, a principal categoria do motociclismo mundial volta a correr no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, com a volta do GP do Brasil, em março de '26.
O anúncio foi feito em um evento realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, que contou com a presença do Motorsport.com. Entre as autoridades, estiveram presentes o governador do estado, Ronaldo Caiado (União Brasil) e o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta.
A promoção do evento ficará a cargo da Brazil Motorsport, mesma empresa responsável pela organização do GP de São Paulo de Fórmula 1, liderada pelo CEO Alan Adler.
O acordo inicial prevê a realização de GPs em Goiânia entre 2026 e 2030. Com isso, o continente sul-americano volta a ter dois GPs no calendário da MotoGP pela primeira vez desde 1999, quando os GPs do Rio de Janeiro e da Argentina, em Buenos Aires, encerraram a temporada em rodada dupla.
Para que a MotoGP possa correr em Goiânia, o autódromo passará por profundas reformas ao longo do primeiro semestre de 2025. As obras preveem o aumento das áreas de escape em toda a pista e uma renovação total da área de paddock do circuito. A previsão é de um investimento de R$50 milhões, com início em janeiro de 2025, envolvendo todo o recapeamento da pista, estrutura de boxes e arquibancadas, além do entorno do Autódromo.
Segundo representantes do Governo de Goiás, a previsão é que a obra na pista dure até junho, com o foco posterior ficando em questões de acessibilidade, hospitality e áreas de público.
Segundo a organização do evento, o GP do Brasil deve se tornar o mais rápido do calendário da MotoGP, devido à característica natural do circuito goiano, com uma reta principal de mais de 1km de extensão.
A MotoGP realizou um total de 13 GPs em solo brasileiro ao longo de sua história. Goiânia recebeu as três primeiras edições do GP do Brasil, entre 1987 e 1989, antes do retorno da prova em 1992 em Interlagos. Já entre 1995 e 2004 (exceto 1998), o Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da etapa, chamada GP do Rio de Janeiro.
BRASIL RETORNA à MotoGP em 2026, com etapa em GOIÂNIA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.