F1 - Pilotos reclamam de férias curtas: "Vamos pilotar duas temporadas em uma"
Competidores terão menos de um mês para descansar antes dos testes de pré-temporada
Desde a volta em um carro de Fórmula 1 até a primeira vez que os pilotos da categoria voltarão aos seus carros, eles terão o menor tempo de férias. Isso porque o fim da temporada de 2025 aconteceu no dia 7 de dezembro, com o teste de pós-temporada 48 horas depois, e os testes de pré-temporada já marcados para o dia 26 de janeiro em Barcelona.
O que, à primeira vista, parece ser uma pausa de cerca de um mês e meio, na verdade, é muito menos. "Não acho que seja nem um mês", enfatiza Esteban Ocon e explica: "Começamos a trabalhar novamente por volta de 7 de janeiro e terminamos em 22 [de dezembro]".
A temporada não terminou para os pilotos com a final em Abu Dhabi. Dois dias após o GP, houve outro teste no mesmo local, além de mais trabalho no simulador na fábrica antes do Natal, por exemplo. "Portanto, não é um mês inteiro", diz Ocon.
"Certamente será a pausa de inverno mais curta que já experimentei, o que tornará a preparação muito difícil", explica o piloto da Haas, que vê um grande desafio, especialmente físico. "Basicamente, estaremos pilotando duas temporadas em uma", explica ele.
Um mês a menos de intervalo do que há um ano
Alexander Albon também alerta e explica: "É brutal, para ser honesto. Não acho que [a pausa de fim de ano] será suficiente. Acho que só terei sete dias de folga". O piloto da Williams explica que, além do trabalho no simulador em dezembro, há também outras datas obrigatórias na fábrica.
"Começo meu campo de treinamento em 27 de dezembro. Acho que estaremos de volta à fábrica em 5 ou 6 de janeiro", diz Albon, que estará de volta ao carro para o primeiro test-drive de 2026 em Barcelona três semanas depois, como planejado.
"Isso provavelmente não é suficiente para regenerar o corpo e a mente", enfatiza o companheiro de equipe Carlos Sainz. "Mas acho que é a mesma coisa para todo mundo e vou tirar o melhor proveito disso para voltar mais forte no ano que vem do que neste ano", enfatiza.
Em comparação, a última corrida da temporada de 2024 ocorreu em 8 de dezembro e o primeiro dia de teste oficial deste ano foi em 26 de fevereiro. Portanto, houve um mês inteiro a mais entre o final da temporada e o primeiro dia de testes do ano novo do que desta vez.
HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.