Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Italiano correu entre 1968 e 1973 na categoria máxima do automobilismo, passando por cinco equipes
O versátil piloto e ex-Fórmula 1 Andrea de Adamich morreu aos 84 anos de idade. O italiano participou de 29 campeonatos mundiais entre 1968 e 1973, pilotando para Ferrari, McLaren, March, Surtees e Brabham. Ele nunca conseguiu um pódio, mas terminou em quarto lugar nos GPs da Espanha de 1972 e da Bélgica de 1973, além de ter ficado entre os três primeiros em um trio de eventos não-campeões de F1.
Tendo começado em hillclimbs e na Fórmula Junior, De Adamich ficou mais conhecido por suas façanhas em corridas de carros de turismo e esportivos. Ele se tornou um dos pilares da Alfa Romeo e foi o campeão europeu de carros de turismo de 1966, com quatro vitórias, correndo com o bem-sucedido 1600 GTA da Alfa, comandadado pela equipe Autodelta de fábrica.
Ele conquistou o título da classe Divisão 2 novamente na temporada seguinte e venceu o Tourist Trophy em Oulton Park, naquele ano disputado por carros de turismo.
Ao mesmo tempo, De Adamich continuou competindo em monopostos, conquistando o título da F3 italiana de 1965. Em seguida, ele venceu a F2 na temporada de 1968 na Argentina com a Ferrari contra uma equipe forte que incluía o futuro campeão mundial Jochen Rindt.
Foi com a famosa equipe italiana que De Adamich, que estudou direito, fez suas primeiras largadas na F1: o GP da Espanha de 1967, que não fazia parte do campeonato, e o GP da África do Sul de 1968, que valeu pontos. Mas ele não foi mantido pela Ferrari após um grande acidente na Corrida dos Campeões de Brands Hatch.
Andrea de Adamich, Ferrari 312, Dan Gurney, AAR/Eagle T1G Climax
Foto de: LAT Photographic
Após uma longa recuperação, De Adamich voltou e logo estava de volta à Alfa, o que era mais do seu agrado. A McLaren utilizou o V8 da Alfa em um terceiro carro para De Adamich durante a temporada de F1 de 1970, mas o motor não era páreo para o Cosworth DFV que equipava a maior parte da equipe e ele raramente se classificava.
De Adamich e a Alfa mudaram para a March em 1971, mas a história foi semelhante. As coisas só melhoraram no ano seguinte, quando ele se juntou à Surtees, com motor Cosworth. Mas apenas um pouco, pois o quarto lugar em Jarama foi sua única pontuação na campanha.
Ele se juntou à Brabham de Bernie Ecclestone em 1973, conquistando outro quarto lugar em Zolder, mas foi a principal vítima do infame acidente com vários carros provocado por Jody Scheckter no GP da Grã-Bretanha. Demorou quase uma hora para retirar De Adamich dos destroços e os graves ferimentos nas pernas que sofreu encerraram sua carreira na F1 aos 31 anos, apesar de algumas aparições na Alfa em 1974. "Eu não conseguia ficar de pé por três meses", disse de Adamich à Autosport em 2013.
Raramente um pole, De Adamich sempre foi, no entanto, um excelente expoente em carros esportivos. Ele largou duas vezes as 24 Horas de Le Mans com a Alfa, terminando em quarto lugar em 1972 ao lado de Nino Vaccarella em um T33/3. Ele também venceu duas corridas do campeonato mundial de carros esportivos contra os potentes Porsche 917s em 1971, os 1000 km de Brands Hatch com Henri Pescarolo e o final da temporada de Watkins Glen com Ronnie Peterson.
Depois de se aposentar, De Adamich continuou envolvido com o esporte, como jornalista, personalidade da TV e diretor de uma escola de pilotagem. Seus vínculos com a Alfa Romeo também continuaram, e de Adamich tornou-se chefe da equipe N.Technology, que obteve inúmeros sucessos em corridas de carros de turismo no início do século XXI.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.