F1 ainda não descartou corridas classificatórias, que deve voltar ao debate em 2021
Ross Brawn afirmou que a ideia não foi totalmente descartada e, com a mudança nas regras para 2021, voltará à mesa
Apesar da proposta de fazer corridas classificatórias com grid invertido em 2020 ter caído por terra após a Mercedes ter se colocado contra a proposta, os chefes da Fórmula 1 ainda não desistiram de tentar introduzir a novidade da categoria, que pode ser uma novidade para o próximo ano.
A proposta, apresentada há algumas semanas em reunião entre a F1, FIA e as equipes, chegou a ter apoio da maioria das equipes, mas foi rejeitada porque precisava de apoio unânime para ser aprovada. Nove das dez equipes foram a favor, com a Mercedes justificando que poderia afetar os resultados da equipe ao longo do ano.
Mas a F1 terá uma nova estrutura de governança no próximo ano, onde apoio unânime não será mais necessário para realizar mudanças no regulamento, o que aumenta a possibilidade do projeto ser aprovado.
Falando ao site oficial da F1, o diretor esportivo da categoria, Ross Brawn, deixou claro que as discussões sobre o tema acontecerão novamente no próximo ano.
"As corridas de classificação com grid invertido voltarão à pauta no próximo ano", disse.
Outra ideia que foi rejeitada pela F1 foi a possibilidade de permitir um sistema de descartes na pontuação para esse ano, devido ao risco de equipes ou pilotos não poderem competir a temporada completa por causa do coronavírus.
Brawn disse que, apesar de ter boas razões para apresentar a mudança, havia muito risco das equipes manipularem as provas de um modo que afetaria o espetáculo.
"Nós discutimos em um momento a possibilidade de fazer descarte de um ou dois resultados sob as atuais circunstâncias", explicou.
"O problema é que as equipes poderiam jogar com isso. Eles poderiam descobrir como tirar vantagem da oportunidade e talvez abandonar uma prova onde não pontuariam".
"Isso seria ruim para a Fórmula 1. Então concluímos, particularmente, que como será uma temporada mais curta, é melhor deixar tudo como está".
Entenda como a Williams chegou até o ‘buraco’ da venda na F1
PODCAST: A liderança de Hamilton pode transformá-lo em uma influência maior que Senna fora da F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.