F1: Ferrari chega a Suzuka menos otimista do que na Austrália, mas mantém objetivo importante
Equipe italiana se preocupa com performance da McLaren na pista japonesa, mas quer se confirmar como segunda força
Após a dobradinha no GP da Austrália, a Ferrari vai ao Japão ciente de que não possui o carro mais adequado para a pista de Suzuka, que parece ter sido feita sob medida para o RB20 de Max Verstappen. Porém, em Maranello, a confiança é alta para a afirmação como segunda força da Fórmula 1 2024, mesmo temendo o avanço da McLaren.
Como Fred Vasseur pôde explicar recentemente, o SF-24 vai para Suzuka sem grandes inovações técnicas, esperando o pacote de atualizações para Ímola, a primeira prova europeia do calendário.
Houve uma tentativa de antecipar alguns elementos da traseira para o GP do Japão, mas a necessidade de ter peças sobressalentes forçou a Ferrari a repensar os planos, confiando na ideia de que ainda pode compreender completamente as características do SF-24.
Charles Leclerc, Ferrari SF-24 e Lewis Hamilton, Mercedes W15
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Portanto, a Ferrari terá que se confirmar como a segunda força do campeonato, buscando manter distância de McLaren, Mercedes e Aston Martin. O carro de Woking é particularmente temido em Suzuka, porque pode ser competitivo nos S e nas longas curvas de apoio, que fazem da pista japonesa uma das favoritas dos pilotos.
Carlos Sainz e Charles Leclerc tiraram indícios positivos na preparação para a etapa: a esperança está em limitar a vantagem da Red Bull e, com sorte, colocar pelo menos um deles na primeira fila, ao lado de Verstappen. Mas as previsões são menos otimistas do que na Austrália.
Carlos Sainz, Ferrari
Foto di: Ferrari
O sucesso em Melbourne motivou a equipe: há a consciência interna de que não se tem o melhor carro do grid (mas as atualizações de Ímola são aguardadas com curiosidade), mas há esperanças de confirmar o desgaste limitado dos pneus em uma pista que cobra muito (a Pirelli escolheu a gama mais dura).
A previsão do tempo aponta para céu nublado e baixas temperaturas (mínima de sete graus na sexta-feira), então a dificuldade será colocar os pneus na janela correta de funcionamento. Suzuka é uma pista que exige carga média, então a asa traseira usada nos GPs anteriores deve ser adequada.
DONA da F1 COMPRA MotoGP: CELSO MIRANDA e FAUSTO MACIEIRA discutem EFEITOS e o futuro das categorias
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna Sports pela Liberty Media
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.