F1: Por que Verstappen abdicou da liderança do GP de São Paulo com mais um pit stop?
Tetracampeão da Red Bull tomou a frente da prova quando fazia stint longo de pneus médios e especulou-se de que iria até o fim, mas foi aos boxes de novo
Quando Lando Norris fez sua segunda parada no GP de São Paulo de Fórmula 1, no final da volta 50, Max Verstappen – que havia largado dos boxes – assumiu a liderança. O holandês, porém, fez uma última parada quando detinha pouco menos de sete segundos de vantagem e 'cedeu' a posição. O motivo para isso é que ele e a Red Bull duvidavam que conseguissem manter a ponta.
Quando o britânico fez o pit stop, a diferença era de oito segundos, e caiu para sete duas voltas depois. Com 16 voltas com pneus médios, enquanto Norris agora tinha pneus C3 novos, a Red Bull o chamou para a troca na volta 54, quando o 'gap' já beirava os 6s5. Isso fez com que o tetracampeão caísse para quarto, mas equipado com pneus macios, partiu para o ataque ao pódio.
Verstappen se aproximou de George Russell, que administrava a temperatura dos freios e o ultrapassou com uma manobra ousada para garantir seu lugar no top 3. No entanto, Andrea Kimi Antonelli absorveu a pressão subsequente para manter a segunda colocação, apesar da investida incansável de Max.
Muitos se perguntavam se o holandês teria conseguido pelo menos a vicel-liderança caso permanecesse na pista com os pneus médios até o fim. Contudo, o chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, afirmou que a degradação dos pneus era muito alta para vencer com aquele jogo.
Os dados de tempo por volta mostram que, enquanto Norris baixava para a casa de 1m13s, Verstappen estava destinado a uma série de giros na casa de 1m14s, o que teria permitido a Norris alcançá-lo inevitavelmente. "Não achamos que fosse possível vencer", apontou. "Provavelmente, nunca saberíamos em que posição terminaríamos, mas foi uma discussão que a equipe teve nos boxes".
Tetracampeão terminou a prova em Interlagos em terceiro, atrás de Kimi Antonelli e do vencedor, Norris.
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
"Em algum momento, você precisa tomar uma decisão, e ela foi essa. Acho que isso nos deu uma chance de brigar muito pelo pódio. No fim, conseguimos", continuou. "Talvez, com mais uma volta pudéssemos conquistar o segundo lugar. Não acho que havia como manter a liderança se você considerasse apenas o desgaste dos pneus e a posição na pista".
Como Verstappen teria se saído contra Antonelli é outra questão. O italiano estava 12 segundos atrás após o pit stop e, por um tempo, chegou a ser mais rápido que Norris com o C3. Extrapolando a partir das respectivas voltas afetadas pela degradação do pneu, a Mercedes teria, ao menos, se aproximado nas 15 voltas restantes.
O chefe da McLaren, Andrea Stella, concordou que o desgaste provavelmente estava muito alto para Verstappen arriscar ir até o final da corrida e sugeriu que havia uma chance de arruinar os compostos. "Eu esperava [que Verstappen parasse nos boxes] porque isso facilitaria um pouco as nossas coisas!", explicou Stella. "Brincadeiras à parte, em algum momento, acho que os pneus perderam a borracha".
"Acho que eles sabiam na Red Bull que seria uma aposta arriscada ir até o final com o mesmo jogo e, considerando que tinham um novo set de macios para colocar, creio ter sido a decisão certa. Hoje eles definitivamente aproveitaram a vantagem de ter pneus novos, um novo médio, um novo médio e um novo macio, mas ao mesmo tempo mostraram um desempenho e um ritmo de corrida significativos".
"Sem a situação de ontem na classificação, acho que Verstappen estaria na disputa pela vitória", concluiu Stella, reforçando que, de fato, consideravam o tetracampeão um candidato ao posto mais alto do grid não fosse os problemas com a aderência.
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.