F1 - Piastri: "Muito cedo" para pensar em vitória sobre Norris

Australiano está apenas nove pontos à frente do britânico na tabela e prefere manter cuidado com os fins de semana

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Oscar Piastri entrou na temporada de 2025 com uma mentalidade bem diferente de 2024. Apesar de não ter começado o ano da maneira mais positiva possível, o australiano deu a volta por cima e superou o companheiro de equipe, tomando a liderança do campeonato da Fórmula 1. No momento, eles estão separados por apenas nove pontos, mas o piloto ainda não está pronto para abaixar a guarda.

Leia também:

Mesmo tendo uma vitória a mais que Lando Norris em 2025, a diferença entre eles não é muito grande e Piastri não foi para as férias sem pressão sobre suas costas. Na verdade, nas últimas quatro corridas, três foram vencidas pelo britânico, e apenas uma pelo australiano.

Em entrevista exclusiva à Autosportsite irmão do Motorsport.com, Oscar foi questionado sobre seus desafios na disputa pelo título e se houve alguma adaptação em seu estilo de pilotagem.

A dupla da McLaren vem sendo a mais consistente no grid atual, a única corrida que um deles terminou sem pontos foi no GP do Canadá, após Norris bater no companheiro e abandonar a etapa. Como tudo está muito apertado, a equipe ainda está deixando que eles lutem em pista, mesmo com as 'regras papaias' (que exigem que um não bata no outro de propósito e nem cause danos desnecessários aos carros).

Piastri defende que a abordagem geral para manter o primeiro lugar na tabela de construtores permanece inalterada, porém, a remoção de qualquer ordem de equipe mudou um pouco a abordagem para os fins de semana de 2025.

"Acho que definitivamente houve algumas mudanças. Mesmo agora, ainda é muito cedo para simplesmente acumular pontos e terminar as corridas só para terminar as corridas", disse Piastri sobre sua própria abordagem.

"Você ainda precisa tentar dar o seu melhor e marcar pontos. Obviamente, agora, no campeonato de pilotos, há uma corrida de dois cavalos, então, de certa forma, há algumas corridas de um contra um, o que provavelmente é uma pequena mudança em relação ao que fazíamos antes".

"Mas muito do que fizemos anteriormente foi tentar ganhar campeonatos de construtores e conseguir o maior número de pontos para a equipe. Quando você está lutando pelo primeiro e segundo lugar, ainda está ganhando a mesma quantidade de pontos".

"Portanto, é provável que haja algumas mudanças nisso, mas muitas das regras de engajamento e a filosofia geral de como corremos ainda são as mesmas".

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images

Perguntado se preferia compartimentar cada fim de semana em vez de ter uma visão mais ampla do campeonato, Piastri disse que o clichê dos pilotos que optam por um mantra "corrida a corrida" era muito verdadeiro.

Ele explicou sua opinião sobre a tentação de acumular pontos - ele afirmou que se contentar com o segundo lugar em vez de buscar uma oportunidade clara de vencer corridas não era sua preferência e "não é uma boa maneira de correr".

"Acho que o ditado 'corrida por corrida' parece chato e, de certa forma, é chato, mas é muito verdadeiro", explicou o australiano.

"Você não pode se preocupar com o que vai acontecer em Abu Dhabi e tirar o foco do que está fazendo no fim de semana, especialmente no topo da F1".

"Você tem que estar sempre dando seu máximo e qualquer foco que você tire disso significa que você não está no topo do seu jogo. Portanto, por mais clichê que seja, trata-se realmente de se concentrar na corrida em que você está, tentando marcar o maior número de pontos".

"Você poderia dizer que preciso de 18 pontos todos os finais de semana pelo resto do ano, o que significa terminar em segundo lugar, mas se você tem uma oportunidade clara de vencer a corrida e não a aproveita, essa não é uma boa maneira de correr, na minha opinião".

"É assim que eu sempre tento ver as coisas. E foi nisso que baseei toda a minha carreira, basicamente, saindo de cada fim de semana sabendo que fiz o máximo que pude".

"Seja terminando em quinto, seja terminando em segundo, seja vencendo a corrida, no final das contas, tentar ficar feliz com o desempenho que tive é tudo o que se pode pedir".

POR QUE PIASTRI x LANDO NÃO EMPOLGA? Há PARALELO com 2007, 2009 e 2016? HAMILTON COM PODER! E Pérez?

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior "MotoGP está cometendo os mesmos erros da F1", diz Casey Stoner

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros