F1: Sauber traz atualização para GP da Holanda, mas segue focada em 2026
Equipe de Gabriel Bortoleto trouxe pequenas mudanças no carro C45

Foto de: James Sutton / Formula 1 / Formula Motorsport Ltd via Getty Images

Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
A Sauber já está totalmente voltada para 2026, mas ela foi para o GP da Holanda de Fórmula 1 com uma pequena novidade na traseira dos carros de Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto. A escuderia de Hinwil instalou um desviador de fluxo para tentar retirar o ar quente das rodas traseiras para reduzir as temperaturas. Mas, de acordo com a equipe, o ganho, se houver, será de apenas 0s050.
A equipe suíça instalou duas pequenas aletas que visam dissipar o calor das rodas traseiras, para que ele não se irradie para os aros e, assim, reduza a temperatura dos pneus.
Inaki Rueda, diretor esportivo da Sauber, explicou com mais detalhes a introdução dessa pequena inovação que os dois pilotos da equipe suíça terão à sua disposição a partir da primeira sessão de treinos livres em Zandvoort.
"Vocês viram que nós dissemos que fizemos uma modificação na traseira do carro. Se você olhar as fotos ou se olhar o carro aqui, verá que é uma área cheia de componentes. É só a parte interna, se você olhar para o pneu, então entre o pneu e a asa traseira, toda essa área da asa é super definida, há muitas pequenas asas. Por quê? Porque essa área tem muitas finalidades, como eu disse a vocês antes".

Inaki Rueda, diretor esportivo da Stake F1 Team Kick Sauber
Foto de: Sauber
"É para ajudar a desviar o fluxo da parte inferior, para ajudar a desviar o fluxo da carroceria e também para ajudar a aproveitar o calor do pneu".
"Como eu disse, o calor no pneu vem obviamente do ponto de contato com o asfalto, mas também dos freios dentro do pneu, dentro da roda. Temos esses grandes freios vermelhos incandescentes que se veem nos carros de endurance, e aproveitar ou garantir que o mínimo possível dessa energia se irradie para o aro é uma tarefa realmente difícil, e essas aletas desempenham um papel importante nisso".
Rueda entrou em mais detalhes, explicando que na Sauber não há grandes expectativas com relação a melhorias no tempo de volta devido à introdução dessa pequena inovação.
"A aleta que introduzimos tem como principal objetivo direcionar o fluxo de ar para longe do pneu. Calculamos que o ganho com essa novidade será de 50 milissegundos. Não é algo grande. Esperamos que haja uma melhora nos tempos de volta como efeito da redução real da temperatura do pneu, talvez. Portanto, é uma mudança que é bom considerar positiva, mas é muito difícil quantificar o ganho".
Embora a Sauber tenha introduzido essa inovação, ela continua totalmente focada na próxima temporada. De fato, o novo componente visto em Zandvoort custou pouca energia - e pouco dinheiro -, de modo que foi possível realizá-lo com a mente e os recursos voltados para 2026.
"Nossa atenção está totalmente voltada para 2026, mas algumas coisas não exigem o uso do túnel de vento. Agora há coisas que podem ser realizadas e aperfeiçoadas no CFD [túnel de vento virtual]. É apenas um apêndice de um tambor de freio existente. Isso não foi alterado. Na verdade, colamos uma aleta em uma peça existente", concluiu.
ALONSO SINCERÃO com DRUGO, RUSSELL ‘ENTREGA’ KIMI, Bortoleto e Max NUMA BOA e PIASTRI X NORRIS
HAMILTON é MESSI, indagações a VETTEL, BORTOLETO, VERSTAPPEN, motores da F1 e F-E - LUCAS DI GRASSI
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.