Honda deu "grande passo adiante" com motor de 2020
A montadora japonesa obteve uma evolução com seu motor de F1 desse ano, especialmente em termos do empacotamento, afirmou o chefe da AlphaTauri
Desde o seu retorno à Fórmula 1 em 2015, a Honda teve o seu melhor ano na categoria em 2019, conquistando três vitórias em sua primeira temporada na parceria com a Red Bull. Para 2020, o objetivo da montadora japonesa é se colocar na luta pelo título e, desde a temporada passada, vem trabalhando para melhorar a potência, confiabilidade e o conjunto da unidade de potência.
Para o chefe da AlphaTauri, Franz Tost, que trabalha com a Honda desde o início de 2018, o progresso atingido pela montadora impressiona.
Leia também:
"Eles deram um grande passo adiante", disse Tost quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o desenvolvimento da Honda para essa temporada. "Estamos trabalhando juntos pelo terceiro ano e, se você olhar para como a unidade se encaixa dentro do carro e comparar com o primeiro ano, há uma grande diferença".
"Tudo foi otimizado: da parte elétrica até bombas hidráulicas, todos esses componentes, para obter centro de gravidade e distribuição de peso melhores. Obviamente que isso ajuda: melhora a performance e eles deram grandes passos adiante na confiabilidade e na performance".
O diretor técnico da AlphaTauri, Jody Egginton disse que o relacionamento de longo prazo com a Honda foi chave para ajudar no desenvolvimento, não apenas da equipe mas também da montadora, para que eles possam entender melhor o que eles mesmos precisam.
"Eles estão adaptando a unidade de potência para as nossas necessidades de espaço", disse. "Você tem uma ótima dinâmica aqui, e eles estão sempre prontos para atender aos pedidos da AlphaTauri e da Red Bull. Isso nos permitiu fazer várias perguntas e acertar tudo no melhor modo possível e eles são flexíveis para atingir isso. É uma evolução".
"Quando você chega no terceiro ano, o relacionamento de trabalho está formado e você entende o básico da filosofia por trás da unidade de potência e da continuidade. E com a continuidade você tem a oportunidade de ousar um pouco mais e otimizar".
Para a Red Bull, a melhora de performance da Honda é vista como um elemento essencial para buscar os objetivos desse ano, com o chefe da equipe, Christian Horner admitindo que uma falta de performance segurou a equipe nos últimos anos.
"Temos uma equipe muito forte - nossos pilotos, a força que temos dentro da equipe", disse. "Eu acho que nossos fornecedores de motor são um aspecto chave também, que era o ingrediente que estava faltando nos últimos anos".
"Nós vimos o relacionamento com a Honda crescer ao longo do ano passado, com as três vitórias que conquistamos, as pole positions. E, claro, indo para um segundo ano no processo de continuidade com o motor mais integrado com o chassis, é óbvio que nossas expectativas crescem e nossos objetivos são maiores para esse ano".
"Nós sabemos que temos grandes adversários, mas temos a força dentro da equipe para nos colocarmos como verdadeiros competidores nesse ano".
GALERIA: Relembre a história da Honda na Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
F1 - Binotto sobre a realidade da Sauber/Audi: Equipe estava "congelada", sem pontos e sem planos
F1 - Verstappen: "Podemos nos orgulhar" de como lidamos com a crise da Red Bull
F1: Honda espera recriar com Aston Martin - Newey sucesso que teve com Red Bull
F1: Red Bull está à frente do cronograma na construção do novo túnel de vento
Últimas notícias
Dakar: Moraes tem 48 horas de tensão no deserto
F1 - Mercedes: Atraso no desenvolvimento é o culpado por performance oscilante em 2024
Dakar: Baciuska tem tempo restituído e vence etapa 2; tempestade força mudança de rota e Sainz é forçado a abandonar
F1: Red Bull ainda mantém portas abertas para Sainz
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.