Últimas notícias

Honda terá de tomar decisão "muito complicada" sobre novo motor

Com chances de vencer em Singapura, mas desejando bons resultados no Japão, fabricante terá de lidar com punições e fazer sacrifícios

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15 in the pit lane

A decisão de quando a próxima atualização dos motores Honda será introduzida na Fórmula 1, o que vai causar punições de grid para a Red Bull, é “muito complicada”, de acordo com o técnico chefe da fabricante japonesa.

A Honda já trouxe outras duas atualizações ao longo deste ano, e devido ao seu programa agressivo de desenvolvimento, terá a oportunidade de estrear uma terceira versão dos propulsores em breve, dando motores 'zero' para suas equipes clientes, Red Bull e Toro Rosso. O modelo lançado no GP da França já completou cinco provas.

Leia também:

Com duas pistas sensíveis à potência dos motores no início de setembro, Spa e Monza, uma delas seria a escolha lógica para a introdução dos novos motores. Estes dois circuitos favorecem ultrapassagens e tornam mais fácil uma recuperação para quem parte do fim do grid com um carro competitivo.

Isso pode garantir que a equipe não seja prejudicada em Singapura, um dos circuitos onde costuma ser mais forte. No entanto, o diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, disse que a decisão não foi tomada até agora.

“Nós estamos discutindo o tempo todo com os times e vamos decidir quando vamos aplicar a novas versão dos motor”, disse Tanabe ao Motorsport.com. “Neste momento, ainda não tomamos nenhuma decisão. Isso depende da situação, do momento e do resultado das discussões com as equipes. É muito complicado”.

Singapura provavelmente será priorizada pela Red Bull, pois representa uma oportunidade significativa para a equipe conquistar mais uma vitória no ano, mas a prova do Japão, casa da Honda, será apenas a quinta prova após a retomada do campeonato, o que significaria chegar a Suzuka com motores bastante usados.

E a corrida deste ano representa na visão da Honda, a melhor oportunidade de conquistar um bom resultado em casa desde que retornou à F1 em 2015.

Se Max Verstappen, que já venceu duas vezes neste ano com motores da Honda (relembre as vitórias do holandês na galeria no fim da matéria), levar uma punição em Spa ou Monza e não usar nenhum outro motor antes da corrida em Suzuka, ele terá de pilotar no circuito japonês com uma unidade de potência que estará no fim de sua vida útil.

A Honda acredita que seus propulsores são agora confiáveis o suficiente para competir em seis corridas consecutivas sem problemas e sem perda de desempenho.

No entanto, a fabricante pode não querer arriscar em casa, e uma potencial solução seria uma troca extra de motores no GP da Rússia, que acontece antes da prova no Japão.

Sacrificando o GP de Sochi, a Honda poderia ter motores novos em Suzuka e ainda ter unidades de potência suficientes para completar a temporada sem novas punições ou problemas.

“Nós temos dois tipos de planos, um de longo termo e outro de curto prazo”, acrescentou Tanabe. “Depois da corrida, nós vamos rever a condição dos motores. Talvez duas ou três corridas sejam o curto prazo e o longo termo seja até o fim da temporada. É muito complicado”.

Verstappen, vitorioso em grandes corridas

Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull Honda conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos.

São seis presenças no lugar mais alto do pódio, sendo duas neste ano, com motores Honda. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:

GP da Espanha de 2016
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
GP da Espanha de 2016
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
GP da Espanha de 2016
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
GP da Espanha de 2016
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
GP da Espanha de 2016
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
GP da Malásia de 2017
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
GP da Malásia de 2017
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
GP da Malásia de 2017
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
GP da Malásia de 2017
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
GP da Malásia de 2017
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
GP do México de 2017
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
GP do México de 2017
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
GP do México de 2017
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
GP do México de 2017
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
GP da Áustria de 2018
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2018
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
GP da Áustria de 2018
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
GP do México de 2018
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
GP do México de 2018
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
GP do México de 2018
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
GP do México de 2018
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
GP do México de 2018
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
GP da Áustria de 2019
Na corrida deste domingo, as coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
GP da Áustria de 2019
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
GP da Áustria de 2019
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2019
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês de apenas 21 anos.
GP da Áustria de 2019
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
GP da Alemanha de 2019
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
GP da Alemanha de 2019
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
GP da Alemanha de 2019
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado com as boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
GP da Alemanha de 2019
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
GP da Alemanha de 2019
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
35

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Exclusivo: Piquet desmente e confirma verdades e mitos de carreira
Próximo artigo Albon pode dar certo na Red Bull? Veja o que o histórico das trocas da equipe diz

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil