Últimas notícias

"Não cheguei nem perto do limite", avisa caçula da F1 após estreia

Holandês de 17 anos ficou a mais de meio segundo do companheiro, mas diz que só queria ganhar experiência

A missão não era das mais fáceis: estrear na Fórmula 1 três dias após completar 17 anos em uma das pistas mais desafiadoras do calendário, em Suzuka, no Japão. Mas Max Verstappen não decepcionou. Mesmo a 0s557 de Daniil Kvyat, outro piloto da Toro Rosso, o holandês garantiu ao TotalRace que seu foco era completar o máximo de voltas possível – e sem cometer loucuras.

“Não posso reclamar, me diverti bastante. Acho que a ideia era ganhar experiência e foi isso que eu fiz. Senti muita diferença em relação ao carro de 2012, e esse foi o maior desafio, mas consegui ganhar confiança a cada volta e, no final, já estava mais acostumado”, contou.

[publicidade] “Estava relaxado, só entrei no carro e tentei dar o máximo de voltas possível. Eu sabia o que tinha de fazer. Não cheguei nem perto do limite, não queria fazer maluquices. Mas quando eu olhei o tempo na tela, fiquei feliz.”

Verstappen, que apenas havia andado com um carro de 2012, sem os sistemas avançados de recuperação de energia presentes nos modelos atuais e com maior pressão aerodinâmica, revelou quais as dificuldades que teve durante a 1h30 de sessão no Japão.

“A diferença em relação ao simulador é que você não consegue simular as forças G. Outra coisa não foi exatamente uma surpresa, mas é claro que o carro tem muita potência. Os sistemas também são complicados e tive de trabalhar com os botões do volante junto do time, o que é novo para mim também.”

O holandês afirmou ainda que o salto que ele deu dos karts para a Fórmula 3 foi maior do que de sua atual categoria para a Fórmula 1. “Carros de corrida são carros de corrida no final das contas. A diferença é que as coisas acontecem mais rápido em um F-1”, definiu o piloto, que disse não ter problemas com o excesso de botões no volante.

“Acho que, para minha geração, é muito mais natural. Crescemos rodeados por botões. Até quando jogamos Playstation, eles estão todos lá. Então você já tem certa experiência.”
In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Empolgado com Williams, Bottas fala em pressionar as Mercedes
Próximo artigo Incerteza quanto ao clima deixa Alonso "no escuro" em Suzuka

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros