F1: Norris lamenta batida "cara" no treino do GP do Azerbaijão
Britânico foi o melhor na primeira sessão em Baku, mas terminou em 10º na segunda depois que um acidente encerrou o TL2 do piloto da McLaren
Lando Norris acredita que agora está em desvantagem para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 depois de uma batida "cara" durante a segunda sessão de treinos em Baku.
O piloto da McLaren foi o melhor no TL1, mas terminou em 10º no TL2 depois de bater no muro externo da saída da Curva 4, o que encerrou precocemente a sessão, já que a barra de rolamento traseira esquerda foi quebrada.
Norris lamentou o incidente e o fato de ele ter acabado com suas oportunidades de ganhar confiança no circuito de rua de Baku, já que a Pirelli trouxe sua gama de pneus mais macios para este fim de semana.
"Foi um incidente caro, especialmente aqui", disse Lando. "Eu estava me sentindo bem até então. Prefiro ter isso e forçar e encontrar os limites do que não forçar nada".
"Então, sim, foi chato, mas eu gostaria de ter feito algumas voltas com mais combustível, especialmente com esses pneus, o composto mais macio em comparação com o ano passado. Mas é o que é e terei que compensar isso".
O TL2 foi problemático para a McLaren, já que o líder do campeonato, Oscar Piastri, terminou em 12º depois de bater no muro externo na Curva 15, embora o incidente tenha causado poucos danos.

Lando Norris, McLaren
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 / Getty Images
Isso aconteceu apesar de Norris ter superado seu rival pelo título em uma dobradinha no treino de abertura, com 31 pontos separando os dois principais pilotos antes dos últimos oito GPs da campanha de 2025.
"A pista é muito diferente da do ano passado, é um pouco mais rápida e tem um composto mais macio, que não usamos com frequência", acrescentou Norris.
"Usamos em Mônaco, Ímola, acho que é só isso. Então, certamente estou atrasado em relação aos aprendizados agora, mas acho que foi uma sessão de muita luta da minha parte, acho que da parte do Oscar, ele parecia estar lutando um pouco com o carro também, então veremos o que podemos fazer para compensar amanhã".
Lewis Hamilton liderou o 1-2 da Ferrari no segundo treino, com o heptacampeão mundial superando o companheiro de equipe Charles Leclerc por 0s074, com os dois pilotos da Mercedes em terceiro e quarto.
Portanto, Norris está esperando um forte desafio da equipe italiana, que fez a pole em Baku no ano passado com Leclerc, embora tenha terminado em segundo lugar, atrás de Piastri.
"Eles foram facilmente os mais rápidos aqui no ano passado, apesar de Oscar ter vencido", disse Norris. "Portanto, acho que a Ferrari será rápida".

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Alexander Nemenov / AFP via Getty Images
Norris também está cauteloso com a Red Bull, apesar de Max Verstappen, que venceu da última vez em Monza, não ter terminado uma sessão acima do sexto lugar, assim como Yuki Tsunoda.
"A Red Bull vai ser rápida, eles nunca são rápidos na sexta-feira, mas depois vão dormir, acordam e voltam a ser rápidos", disse Norris. "Então, não, espero um desafio de pelo menos três outros carros amanhã".
Piastri ainda estava positivo após as duas sessões de treinos de sexta-feira, embora tenha perdido uma parte da ação do TL1 devido a um problema com a unidade de potência Mercedes em sua McLaren.
"Um pouco complicado, só um pouco de altos e baixos", disse Piastri. "Acho que o ritmo está lá, só não é o mais fácil de tirar o máximo proveito dele no momento, então isso é provavelmente o principal.
"Tentamos algumas coisas no TL2, tenho certeza de que vamos olhar para trás e ver o que podemos mudar para amanhã, mas acho que vai ser um pouco diferente com as escolhas de pneus e coisas assim. Portanto, acho que ainda há muitos pontos positivos no dia de hoje, apenas alguns momentos complicados".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.