Punição mantida a Vettel: Veja íntegra da decisão dos comissários
Comissários decidem manter punição a Sebastian Vettel após evidências apresentadas pela Ferrari serem consideradas insuficientes
A Ferrari saiu derrotada da apelação em que pediu aos comissários da FIA para reverem a punição aplicada à Sebastian Vettel no GP do Canadá e que culminou na perda da vitória do alemão. De acordo com a decisão anunciada hoje, as evidências apresentadas na audiência não eram novas ou não eram relevantes para o caso.
Leia também:
Durante a corrida realizada em Montreal, no dia 9 de junho, Sebastian Vettel foi penalizado por sair da pista e voltar de forma perigosa para se defender de Lewis Hamilton, em uma disputa pela liderança da prova. A decisão foi cercada de críticas e a Ferrari fez um pedido de revisão, dando origem à audiência realizada hoje na França, na qual a punição foi mantida.
Os comissários ouviram o representante da equipe, Laurent Mekies, quem fez a apresentação aos envolvidos. Após examinarem as evidências apresentadas pela Ferrari, os comissários determinaram o seguinte:
Veredicto
Não há novos elementos significantes ou relevantes que não estivessem disponíveis para as partes envolvidas no momento da competição analisada. Motivos: De acordo com o artigo 14 do código esportivo internacional da FIA e com o artigo 2.2 dos regulamentos esportivos da Fórmula 1 da FIA, estes elementos só poderiam ser considerados como “novos” se não estivessem disponíveis para a Escuderia Ferrari antes do fim do evento.
A Escuderia Ferrari apresentou os seguintes elementos na audiência:
(i) análise de dados da telemetria do carro de Vettel, em detalhes;
(ii) Uma análise em vídeo das imagens das câmeras (frontal, superior, e câmeras onboard de Vettel e Hamilton), preparadas após a corrida;
(iii) Uma análise em vídeo realizada por Karun Chandhok (ex-piloto da F1) para o canal de televisão Sky Sports após a corrida;
(iv) Um vídeo da câmera que registrou o rosto de Vettel, liberada pela F1 após a corrida;
(v) Imagens e vídeos pós-corrida
(vi) análises da linha de traçado com dados de GPS dos carros de Hamilton e Vettel na volta em que ocorreu o incidente e nas voltas anteriores;
(vii) Testemunho de Vettel.
Os elementos (i), (ii), (v), (vi) e (vii) estavam disponíveis antes do fim da corrida.
O elemento (iii) era novo, mas não foi considerado significante ou relevante, já que se trata da opinião pessoal de uma terceira parte.
O elemento (iv) era novo, mas não foi considerado significante ou relevante, pois a evidência contida neste vídeo pode ser vista nos outros vídeos disponíveis durante a prova.
Punição causou um dos pódios mais constrangedores na Fórmula 1
A punição sobre Vettel e consequente vitória de Hamilton acabou fazendo com que o pódio da prova no Canadá fosse embaraçoso para todos os envolvidos. O piloto da Mercedes chegou a puxar o alemão para o primeiro degrau, reservado ao vencedor da prova. No entanto, este não foi o único pódio constrangedor na história da F1, e o Motorsport.com Brasil resgatou imagens de outros episódios marcantes, alguns inclusive envolvendo brasileiros, na galeria especial abaixo. Confira:
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Vettel critica regras da F1 2026 e fala em correr Le Mans com Verstappen
F1: Marko revela característica que distingue Verstappen de Vettel
F1: "Já não estava mais no auge", admite Vettel sobre fase final na Ferrari
Análise Técnica: Ferrari foca na eficiência em vez da carga aerodinâmica na F1 2026
ANÁLISE F1: Como cada equipe se saiu na pré-temporada do Bahrein
F1: Vasseur evita "tirar conclusões" sobre Ferrari após testes no Bahrein
Últimas notícias
Reales encara novos desafios com jornada dupla em 2026 na Porsche Cup
Comparatto encerra etapa de Valência da Porsche Cup Southern Europe na sexta posição
Análise Técnica: Ferrari foca na eficiência em vez da carga aerodinâmica na F1 2026
ANÁLISE F1: Como cada equipe se saiu na pré-temporada do Bahrein
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários