Número da sorte, oito títulos brasileiros e mais; confira estatísticas mais curiosas da Indy 500
109ª edição de uma das corridas mais aguardadas do calendário automobilístico acontece nesse domingo (24)

Colton Herta, Andretti Global
Foto de: Penske Entertainment
A 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis acontece nesse domingo (24) e, por sua longa história de uma das mais aguardadas corridas do calendário dos esportes a motor, a prova é cercada de estatísticas ao longo de seus mais de 100 anos. De número maldito até vencedores brasileiros, confira tais curiosidades da Indy 500.
- Número sortudo: Entre os algarismos que mais venceram a prova da Indy500, o #3 está empatado com o #6, ambos com 11 títulos, seguido pelo #1 (sete trofeús), e pelo #5, #6 e #14 (seis cada). Já em pole positions, o número que mais largou na frente é o #1, com 13 poles, seguido pelo #3 (com 10) e #5 (com oito)
- Mais trocas de liderança: As constantes trocas de liderança já são uma característica comum das 500 Milhas, mas a edição de 2013 da tradicional prova detém o recorde de 68 mudanças, com 14 diferentes líderes.
- Corridas adiadas pela chuva: Três provas na história da Indy 500 foram totalmente remarcadas (quando não há condições de uma volta sequer) para outro dia: 1915, de 29/05 (sábado) para 31/05 (segunda-feira); 1984, de 25/05 (domingo) para 31/05 (sábado da outra semana); e 1997, de 25/05 (domingo) para 27/05 (terça-feira). Entre as provas parcialmente adiadas estão a de 1967 e de 1973.
- Nacionalidades mais vencedoras: Além dos americanos, que sediam a prova e a categoria e, por isso, já venceram 77 vezes com 55 pilotos diferentes, os brasileiros são a segunda bandeira que mais teve triunfos na Indy 500, com oito títulos conquistados por quatro pilotos diferentes, empatados com os britânicos, também com oito vitórias entre cinco pilotos.
- Mais rápidos: Enquanto a volta mais rápida na história das 500 Milhas de Indianápolis é de Eddie Chever Jr., que alcançou 379,971 km/h na corrida, o tempo total de prova mais curto é a do brasileiro tetracampeão Helinho Castroneves, com 306,886 km/h de média e 2h37min19s3846.
TELEMETRIA com RICO PENTEADO! Que esperar de MÔNACO: Max X McLaren? Diretrizes da FIA, BORTOLETO e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.