Indy 500 Milhas de Indianápolis

Número da sorte, oito títulos brasileiros e mais; confira estatísticas mais curiosas da Indy 500

109ª edição de uma das corridas mais aguardadas do calendário automobilístico acontece nesse domingo (24)

Colton Herta, Andretti Global

Colton Herta, Andretti Global

Foto de: Penske Entertainment

A 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis acontece nesse domingo (24) e, por sua longa história de uma das mais aguardadas corridas do calendário dos esportes a motor, a prova é cercada de estatísticas ao longo de seus mais de 100 anos. De número maldito até vencedores brasileiros, confira tais curiosidades da Indy 500.

Leia também:
  • Número sortudo: Entre os algarismos que mais venceram a prova da Indy500, o #3 está empatado com o #6, ambos com 11 títulos, seguido pelo #1 (sete trofeús), e pelo #5, #6 e #14 (seis cada). Já em pole positions, o número que mais largou na frente é o #1, com 13 poles, seguido pelo #3 (com 10) e #5 (com oito)
  • Mais trocas de liderança: As constantes trocas de liderança já são uma característica comum das 500 Milhas, mas a edição de 2013 da tradicional prova detém o recorde de 68 mudanças, com 14 diferentes líderes.
  • Corridas adiadas pela chuva: Três provas na história da Indy 500 foram totalmente remarcadas (quando não há condições de uma volta sequer) para outro dia: 1915, de 29/05 (sábado) para 31/05 (segunda-feira); 1984, de 25/05 (domingo) para 31/05 (sábado da outra semana); e 1997, de 25/05 (domingo) para 27/05 (terça-feira). Entre as provas parcialmente adiadas estão a de 1967 e de 1973.
  • Nacionalidades mais vencedoras: Além dos americanos, que sediam a prova e a categoria e, por isso, já venceram 77 vezes com 55 pilotos diferentes, os brasileiros são a segunda bandeira que mais teve triunfos na Indy 500, com oito títulos conquistados por quatro pilotos diferentes, empatados com os britânicos, também com oito vitórias entre cinco pilotos.
  • Mais rápidos: Enquanto a volta mais rápida na história das 500 Milhas de Indianápolis é de Eddie Chever Jr., que alcançou 379,971 km/h na corrida, o tempo total de prova mais curto é a do brasileiro tetracampeão Helinho Castroneves, com 306,886 km/h de média e 2h37min19s3846.

TELEMETRIA com RICO PENTEADO! Que esperar de MÔNACO: Max X McLaren? Diretrizes da FIA, BORTOLETO e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Indy
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Indy: Chefe da Penske confessa que vencedor de 2024 pilotou carro adulterado; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros