Coluna do Átila Abreu: A escolha certa
Piloto fala sobre o fim de semana que marcou a abertura da temporada 2016 da Stock Car
A hashtag #keeppushing já virou carta marcada nas mídias sociais em postagens sobre corridas. Mas, ainda que seja a essência do esporte a motor, nem sempre dar tudo o tempo todo é a escolha certa.
Neste fim de semana ficamos numa encruzilhada para traçar a estratégia da corrida de duplas.
Prevaleceu o espírito esportivo, e acabamos recompensados com um ponto numa fantástica prova de recuperação do Chevrolet #51.
Depois da tomada de tempo, com um resultado bem adverso, como sempre temos as reuniões de planejamento. Elas são pautadas pelo objetivo principal: brigar pelo título do campeonato.
Aí logicamente, esta corrida, por valer menos pontos, automaticamente tem uma relevância menor considerando a temporada. Então a gente chegou sim a discutir algumas opções para a corrida.
Podíamos usar a corrida como um treino e desenvolver o carro, participar e ir para cima com tudo usando pneu bom e tentar recuperar (sabendo que chegar entre os seis primeiros seria uma tarefa praticamente impossível) ou largar com pneu mais velho e ver o que dava para fazer.
Claro que, como esportista e competidor, não gostaria de ser obrigado a abandonar a prova para salvar pneus – mesmo o regulamento da prova de convidados e a restrição de pneu no ano induzindo talvez a ir por este caminho.
Então a estratégia que chegamos em conjunto foi disputar a prova, ir pra cima. Mas com pneu velho, o pior pneu que a gente tinha, que nem era dessa temporada. Sabíamos que ia comprometer a performance, mas era uma corrida longa e imprevisível com os convidados. Seria interessante para avaliarmos o comportamento de desgaste do carro com esse pneu.
Optamos, foi um risco, e o resultado todos sabem: saímos de 32º e último para sexto. O ritmo de prova foi muito bom e um grande trabalho de todos na equipe.
No final de contas um grande trabalho em equipe acabou sendo retribuído pela decisão certa de todos.
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários