“Stock Car – Mais Rápido Que o Tempo”: filme reconhecido internacionalmente tem premiere em São Paulo
Apresentada para mais de 300 convidados em evento na capital paulista, obra enfatiza a evolução dos carros da principal categoria do automobilismo brasileiro de 1979 até os dias atuais

Foto de: Flavia Valsani
São Paulo foi o cenário de uma noite especial em 23 de setembro em razão da avant-première do filme “Stock Car – Mais Rápido que o Tempo”, curta-documentário que retrata as histórias da evolução tecnológica dos carros da maior categoria do automobilismo brasileiro ao longo de quase 50 anos. A obra, com duração de 30 minutos, foi produzida pela Valete de Copas Filmes, em parceria com a ArcelorMittal, e tem o apoio do Motorsport.com e da Vicar Promoções Desportivas. Dirigido por Conrado Ferrato e com produção executiva de Felipe Motta e de João Bosco Reis e Silva, o filme foi apresentado em primeira mão em evento exclusivo para mais de 300 convidados.
Estiveram presentes pilotos, chefes de equipe da Stock Car Pro Series, jornalistas, personalidades do automobilismo e dirigentes que fizeram e fazem a história daquela que se consolidou nas últimas décadas como uma das categorias mais competitivas, imprevisíveis e equilibradas do automobilismo mundial.
O rol dos convidados especiais contou também com Lincoln Oliveira, CEO da Vicar; Enzo Bortoleto, CEO da AudaceTech — divisão de pesquisa, tecnologia, projeto e desenvolvimento do Grupo Veloci e responsável pelos novos carros da categoria —; e João Bosco Reis e Silva, produtor executivo do filme e Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, patrocinadora, parceira, responsável pelo aço dos chassis tubulares dos carros da nova geração SUV da Stock Car e um dos pilares do processo de transformação da categoria nos últimos anos.
Mais de 45 anos de história
Nascida oficialmente em 22 de abril de 1979, a Stock Car realizou sua primeira corrida no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, onde dez pilotos alinharam com os lendários Chevrolet Opala, em corrida vencida por Affonso Giaffone. A categoria, que se iniciou de forma quase amadora, precisou se reinventar e renasceu alguma vezes, ao passo em que também evoluiu no aspecto tecnológico, na esteira da indústria automotiva, até o ano da revolução, 2025, com a chegada da nova e tecnológica era de carros SUVs.
O curta-documentário “Stock Car – Mais Rápido que o Tempo” retrata como tal processo foi construído com base em paixão, união e muita criatividade. A obra traz depoimentos de personagens históricos, como o maior de todos os campeões, Ingo Hoffmann, assim como muitos outros pilotos e dirigentes que fizeram e fazem da Stock Car o que ela é hoje: como Washington Bezerra, Lincoln Oliveira, Zeca Giaffone, Carlos Col, José Avallone Neto, Paulo de Tarso e Christian Fittipaldi.
O filme também traz à tela o multicampeão preparador e chefe de equipe Rosinei Campos, o ‘Meinha’, e o mecânico Lourival Pereira dos Santos, o ‘Losa’. Em comum, os dois fazem parte do universo da Stock Car desde a primeira corrida.
Reconhecimento internacional
“Stock Car – Mais Rápido que o Tempo” vem conseguindo destaque em vários países durante apresentações em prestigiados festivais de cinema dedicados ao esporte e à indústria automotiva.
O filme já foi selecionado para ser premiado em sete eventos fora do Brasil e recebeu a indicação a Melhor Documentário no American Latino International Short Film Festival (ALISFF) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A obra foi indicada a Melhor Curta-Documentário no International Motor Film Awards (IMFA) em Londres (Reino Unido), premiação considerada o Oscar do cinema automobilístico. O curta-documentário também foi indicado ao prêmio de Melhor Motor Film no Paladino d’Oro Sport Film Festival, em Palermo (Itália), o mais antigo festival de cinema esportivo do mundo.
A obra foi selecionada para ser exibida no Fédération Internationale Cinéma Télévision Sportifs (FICTS), em Milão (Itália), no mais importante festival de TV e cinema esportivo do planeta e o único chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Felipe Motta, produtor executivo do “Stock Car – Mais Rápido que o Tempo”, disse: “Fazer automobilismo no Brasil é muito difícil. E fazer cinema no Brasil é ainda mais difícil. O mérito do filme é lembrar de tanta gente que se esforçou em momentos da história em que a Stock Car esteve ali à beira do precipício e ver que tanta gente colocou tudo isso até à frente da própria família para salvá-la. E hoje ela é o que é. A grande força do filme é sublinhar e transformar tudo isso em um documento histórico em um país que tem dificuldade e fazer isso. Gostaria que outros esportes e tantos outros atletas tivessem a oportunidade de ver as suas vidas e obras retratadas de uma forma eterna”.
João Bosco Reis e Silva, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal e produtor executivo do curta-documentário, disse: “É emocionante para nós ser parte da categoria desde 2022, chegar a 2025 com o lançamento do Stock Car New Generation e dos nossos aços inteligentes e ver tudo isso ser retratado no filme. É motivo de orgulho para todo brasileiro saber que temos uma categoria que vem aplicando o que há de melhor em soluções tecnológicas no esporte a motor mundial. A gente não deve nada para o automobilismo em outros países do mundo na qualidade e inovação dos seus engenheiros, dos seus pesquisadores e na realização do evento. O novo carro é sensacional, estamos evoluindo sua confiabilidade a cada etapa. Feliz por ser parte de uma categoria competitiva, inovadora e emocionante”.
Lincoln Oliveira, CEO da Vicar Promoções Desportivas, afirmou: “Estou super feliz por estar na apresentação de um projeto tão grande, especial e bonito que a ArcelorMittal e o João Bosco desenvolveram com tanto carinho e competência. Nosso novo carro é o mais tecnológico de todos os tempos e tem tecnologia em tudo. O aço desenvolvido pela ArcelorMittal fez com que a gente tenha hoje um carro mais leve e mais seguro. É um patrocinador e um parceiro muito importante para nós em razão da tecnologia e do conhecimento. Só tenho a agradecer e dizer que é uma aliança que vai continuar por muitos anos”.
Conrado Ferrato, diretor do filme, declarou: “Sou um grande apaixonado pelo cinema. E sempre defendi, junto com o Rafael Crespo, que fundou a Valete de Copas, que precisávamos ter mais espaço para os esportes no cinema nacional. Temos grandes histórias do esporte brasileiro, do automobilismo nacional, que ainda não foram contadas. Então, para mim, ver a concretização deste projeto é a realização de um sonho. Sou muito feliz com o momento que o cinema brasileiro está vivendo e queria muito inserir o esporte brasileiro dentro deste capítulo que está se abrindo, principalmente depois do Oscar. É um momento único e especial para todos nós”.
Rosinei “Meinha” Campos, chefe de equipe da Eurofarma RC e multicampeão da Stock Car, disse: “Termos um filme como esse é muito importante. É uma estrada longa com vários obstáculos, percalços, mas também muitas vitórias. Muito feliz por fazer parte disso e mostrar para a nova geração tudo o que aconteceu, contribuir com a experiência adquirida ao longo do tempo e torcer que tudo isso perdure por muitos anos e que a Stock Car siga crescendo, atingindo patamares ainda maiores. Se Deus quiser, quero estar por muitos anos trabalhando para que nossa equipe e nossos pilotos sigam conquistando títulos e fazendo história".
Washington Bezerra, um dos fundadores da Stock Car, chefe de equipe e um dos responsáveis pela sobrevivência da categoria nos anos 1980, disse: “Parabéns a todos pelo filme maravilhoso. Ninguém chegou a fazer nada parecido. Feliz por ter contribuído. Isso não tem preço que pague. Muito de estarmos aqui hoje é pelo esforço de vários de nós lá atrás para levarmos isso adiante, tirando dinheiro do nosso bolso para não deixar a Stock Car acabar. E ver isso ser retratado no filme significa muito. Muito obrigado”.
Enzo Bortoleto, CEO da AudaceTech (divisão do Grupo Veloci responsável pela nova geração de carros SUV da Stock Car), disse: “Ter um filme tão especial como esse é muito importante porque traz muita coisa sobre a história da Stock Car contada por um ângulo bastante único e também conta um pouco do bastidor de como é construir um carro. Muitas pessoas, quando vão para um fim de semana de corrida, não fazem ideia da quantidade de trabalho, dedicação e treinamento envolve um projeto desse tamanho. Muita gente e muitas empresas, pensamentos diferentes, tudo entrelaçado nesse projeto, e é muito gratificante ter sido escolhido para liderar ideias, pensamentos e convergir no que é o SNG, o novo carro. É uma noite excepcional e é sobre história, passado, presente e futuro”.
Gabriel Casagrande, tricampeão da Stock Car, disse: “Considero extremamente importante a forma como a história da Stock Car está sendo tratada. A abordagem cultural e artística é muito bonita de se ver. É uma história sendo contada também para as pessoas que estão chegando agora. Vemos cada vez mais a base de fãs do automobilismo crescendo entre as pessoas mais jovens, então é muito importante termos nossa categoria sendo vista dessa forma. Que bom que é assim e que a gente tenha muitas outras coisas boas para contar daqui pra frente”.
Ficha técnica: “Stock Car – Mais Rápido que o Tempo”
Produtora: Valete de Copas Filmes
Diretor: Conrado Ferrato
Codireção: Alexandre Guariglia e Rafael Crespo
Roteiro: Alexandre Guariglia, Conrado Ferrato e Rafael Crespo
Produtora: Valete de Copas Filmes
Direção de Fotografia: Rhebling Jr
Produção executiva: Felipe Motta e João Bosco R. Silva (ArcelorMittal)
Produção: Rafael Crespo
Operador de Câmera: Laís Moura e Jeffersonn Barboza
Assistente de Câmera: Marcio Koga e Daniel Costa
Áudio: Hudson Teixeira e Carolina Barranco
Assistente de Áudio: Raphael Balbino
Montagem: Marcela Zampieri
Color grade: Henrique Reganatti (Zumbi Post)
Motion Graphics: Laís Moura (Ralfen Films)
Duração: 29min43s
Locações: Autódromo Velocitta e Autódromo de Interlagos
Período de produção: janeiro a julho de 2025
Festivais:
- Indicado a Melhor Documentário no American Latino International Short Film Festival (ALISFF) (Los Angeles - EUA);
- Indicado a Melhor Curta-documentário no International Motor Film Awards (Londres - ING);
- Indicado a Melhor Motor Film no Paladino D'Oro (Palermo - ITA);
- Selecionado no Sport Movies & TV Ficts Fest (Milão - ITA);
- Medalha de Bronze no Film Olympiad (Atenas - GRE);
- Selecionado no Short to The Point (Bucareste - ROM);
- Menção honrosa no Athletic Coup Film Festival (Atenas - GRE).
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | FELIPE BAPTISTA
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.