'Brasileira' Aurelia Nobels vence seletiva da FIA que visa colocar mulheres na F1
Assim, jovem também passa a integrar a Ferrari Driver Academy, programa de talentos da marca vermelha; além disso, ela correrá na F4 Itália pela Iron Dames
Pilota da Fórmula 4 Brasil na temporada de estreia da categoria de base no automobilismo nacional, a 'brasileira' Aurelia Nobels, que nasceu nos Estados Unidos e corre com uma licença da Bélgica no esporte a motor, venceu o 'Girls on Track - Rising Stars', iniciativa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) cujo objetivo é incentivar a presença feminina nos principais campeonatos do mundo, inclusive a própria Fórmula 1.
"Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora. Sou muito grata à FIA, à Ferrari Driver Academy e à equipe Iron Dames por esta incrível oportunidade. Eu definitivamente aprendi muito e mal posso esperar para começar a nova temporada", celebrou Nobels, de 15 anos.
2022 'daqueles'
Aurelia teve uma temporada movimentada, competindo nos campeonatos dinamarquês e espanhol de Fórmula 4, além da F4 Brasil. Como integrante da Ferrari Driver Academy (FDA), na próxima temporada ela enfrentará a mais competitiva categoria de F4, o campeonato italiano, que geralmente conta com um grid de até quarenta carros. Mas Nobels não está assustada com a perspectiva, tendo se preparado para este próximo passo com sua habitual coragem e determinação.
É o que se viu na 'final' da iniciativa da FIA. Na sede da Ferrari e na histórica pista de Fiorano, as quatro candidatas enfrentaram uma série de testes, produzindo dados para os especialistas da FDA estudarem relacionados às suas habilidades psicológicas e físicas.
Elas também replicaram todo um programa de fim de semana de corrida, com treinos livres, qualificação e uma corrida ao volante de um carro de Fórmula 4 equipado com os mesmos pneus Pirelli usados no campeonato italiano. Nobels venceu e foi parabenizada pelo presidente da FIA.
"Ofereço meus sinceros parabéns a Aurelia Nobels. Com este sucesso, ela tem agora uma fantástica oportunidade de desenvolver uma carreira no esporte a motor. Enquanto esperamos ver seu progresso, também quero agradecer à Ferrari Driver Academy e à equipe Iron Dames pela parceria nesta iniciativa pioneira e de sucesso. O fato de jovens talentos femininos ao redor do mundo estarem sendo reconhecidos e apoiados é um sinal muito positivo", disse Mohammed Ben Sulayem.
A FIA está na vanguarda da mudança quando se trata de diversidade, e iniciativas como Girls on Track – Rising Stars são uma parte importante de nossa meta de aumentar significativamente a diversidade no esporte a motor nos próximos anos", completou o dirigente.
Marco Matassa, chefe da Ferrari Driver Academy, também falou: “Aurelia imediatamente se destacou pela forma como gerenciou os diversos estágios programados para a edição deste ano do FIA Girls on Track, confirmando no volante a capacidade que havia demonstrado nos testes físicos e de atitude. Ela superou três oponentes muito competentes, imediatamente se adaptando ao carro da F4".
"Na FDA estaremos prontos para dar todo o suporte e garantir que ela estará bem preparada para o Campeonato Italiano, que é uma plataforma única para testar os mais promissores jovens talentos. Bem-vinda à Academia, Aurelia, estamos prontos para uma grande experiência em conjunto”, disse.
Aurelia Nobels - Perfil
Nascida nos EUA, Nobels chegou ao Brasil bem pequenina e começou a participar de campeonatos de kart em 2017. Atualmente, trilha carreira à nível nacional e internacional, tendo participado do Mundial de Kart em 2020 e disputado o Europeu de Kart de 2021, andando no top 15 em Sarno.
Ainda em 2021, Aurelia disputou a etapa belga do Champions of the Future, a terceira etapa da Copa SPR Light e a 56ª edição do Brasileiro de Kart, campeonato que terminou na 4ª colocação, em um grid de 14 pilotos.
Em 2022, Nobels fez sua estreia oficial em monopostos, competindo na F4 Brasil pela TMG Racing. Além disso, a jovem pilota já acelerou na F4 Dinamarquesa e na F4 Espanhola, bem como participou de testes da F4 Italiana.
Em dezembro deste ano, Aurelia venceu a seletiva FIA Girls On Track na categoria Sênior, tornando-se membro da FDA, garantindo consequentemente uma vaga na F4 Itália, a principal da Europa, pela equipe Iron Dames.
VÍDEO: Ricciardo será sombra para Pérez na Red Bull?
Podcast #206 – Saída de Binotto resolve os problemas da Ferrari?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationPrincipais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.