Segunda metade da F4 Brasil começa em clima de indefinição
Batalha pelo título é equilibrada e deve gerar momentos de muita emoção nas quatro etapas finais
O BRB Fórmula 4 Brasil inicia a segunda metade da temporada 2024 com um cenário de bastante competitividade. Neste final de semana, entre 2 e 6 de outubro, o campeonato vai acelerar no lendário Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, capital da Argentina. Será a primeira visita da categoria em solo internacional, em um circuito novo para praticamente todos os pilotos do grid.
A liderança da pontuação é de Matheus Comparatto. O piloto da Oakberry Bassani F4 encerrou a etapa de Goiânia, no fim de julho, na ponta da tabela, com 175 pontos, mas viu Alvaro Cho (TMG Racing) e Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) se aproximarem na disputa pelo troféu de campeão.
Comparatto está estabilizado no topo dos pontos desde a segunda etapa, realizada em Interlagos. Ele já conquistou três vitórias na temporada, mesmo número do atual vice-líder, Cho, que soma 145 pontos. A diferença de 30 pontos não garante tranquilidade para o líder, já que cada etapa oferece aos competidores 70 pontos no total.
O piloto da TMG comentou sobre a disputa direta com Comparatto: “Vou me dedicar ao máximo para conseguir trazer esse campeonato para casa. A régua está subindo a cada etapa que passa, os tempos estão cada vez mais próximos. Eu e a equipe estamos trabalhando duro para ter os melhores resultados possíveis.”
Outro concorrente forte é Ethan Nobels. O estreante se adaptou rapidamente ao carro da Fórmula 4 Brasil e atualmente lidera o campeonato de novatos. Na classificação geral, o piloto nascido na Bélgica ocupa a terceira posição com 119 pontos. Apesar da diferença maior para Comparatto, Ethan está constantemente na zona de pontuação e pode diminuir a desvantagem se mantiver o ritmo.
“Desde o início, eu esperava estar forte e preparado para a temporada e estamos aqui com o objetivo de ganhar o campeonato tanto na geral, quanto entre os rookies. Estou muito feliz com a velocidade que estamos conseguindo tirar dos carros”, declarou Ethan, sinalizando que ele e a Cavaleiro Sports vão em busca de uma segunda metade forte no campeonato.
Por fim, ainda na briga direta pela liderança, está Rafaela Ferreira (TMG Racing). A primeira mulher a vencer na categoria brasileira é a quarta colocada, com 109 pontos. Alguns deslizes, principalmente durante a etapa do Velocitta, terceira do ano, dificultaram um pouco o caminho da catarinense. Porém, Rafa ainda está dentro do limite de 70 pontos possíveis por etapa e se mostra uma competidora de alto nível, com destacada evolução em sua pilotagem.
Quinto colocado, o argentino Gino Trappa (Oakberry Bassani F4) soma 95 pontos e atualmente briga pelo top 3. Além disso, ele é o segundo colocado no campeonato rookie, com 42 pontos de diferença para Ethan Nobels. Agora, Trappa vai tentar diminuir a distância correndo em casa.
A rodada argentina está marcada entre os dias 4 e 6 de outubro e antecede a etapa preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, que acontece em novembro.
ALBON EXCLUSIVO: Bortoleto na F1, Colapinto e Sainz, DEMISSÃO de Ricciardo, Williams '25 e STOCK CAR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.