Equipe escala três mulheres em prova nos EUA
Natalie Decker, Leilani Münter e Toni Breidinger estarão competindo pela Venturini Motorsports na prova de Chicagoland da ARCA nesta quinta-feira
Mulheres competindo no automobilismo norte-americano não é novidade, com a NASCAR tendo participação feminina logo em sua primeira temporada, em 1949. Pilotos como Janet Guthrie, Lella Lombardi e, mais recentemente, Danica Patrick, mostraram o chamado “Girl Power” dentro das pistas, com o passar dos anos.
A ARCA, categoria de Stock Cars norte-americana que a NASCAR adquiriu recentemente, também sempre se mostrou aberta à mão de obra feminina.
A equipe Venturini Motorsports, que já havia contado com duas pilotos na etapa de Daytona em fevereiro, terá nesta quinta-feira à noite na etapa de Chicagoland três mulheres em seus carros, com Natalie Decker no carro #25, Leilani Münter no #20 e Toni Breidinger no #55.
Entre elas, o destaque fica com Decker, que faz sua primeira temporada completa da ARCA e conquistou a pole position para a corrida de Daytona, finalizando na quinta posição, o melhor resultado da carreira.
A equipe é liderada pelo casal Cathy e o ex-piloto Bill Venturini. Bill entrou para a história ao conquistar o título da ARCA de 1987, com o pit crew formado somente por mulheres (confira na foto abaixo).
"Foi uma maneira de obter mais atenção e patrocínio na época", disse Bill Venturini. “Mas eu nunca teria chegado à pista com uma equipe que não pudesse competir. Estava longe de ser um golpe de publicidade.”
“Se você olhar as fotos de nossa equipe daquela época, essas garotas estavam todas em grande forma. Eles poderiam competir com qualquer um. Ganhamos muitas corridas com elas. E eu sinto o mesmo sobre isso agora, eu não viria para a pista com uma piloto que eu não acho que poderia competir."
Bill Venturini, Venturini Motorsports with his all-female pit crew in 1987
Photo by: Venturini Motorsports
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.