Com novas regras, SuperBike Brasil confirma volta de montadoras
Marcada por mortes recentes de pilotos, categoria terá novos procedimentos de segurança e retorno de principais marcas
Depois de polêmicas pelas recentes mortes em etapas do SuperBike Brasil, a principal categoria de motovelocidade do País terá novas regras de segurança. A organização também confirmou que a competição terá o retorno de suas principais montadoras. O campeonato teve ainda a confirmação do calendário de 2019. O circuito de Interlagos, apontado como um dos mais inseguros para corridas de moto no Brasil, voltará já em agosto, mas com mudanças.
A confirmação veio por meio de nota da assessoria de imprensa da categoria. "O SuperBike Brasil revisa suas regras e procedimentos, como forma de mitigar da maneira mais técnica possível os riscos inerentes", diz trecho do comunicado, assinado por Bruno Corano, da organização do campeonato.
"Trata-se de um esforço em prol da segurança do esporte, realizado em parceria com a Comissão de Segurança da Motovelocidade (CSM), com a Associação dos Pilotos de Motovelocidade (APM) e com especialistas de diversas áreas, incluindo pilotos, médicos, psicólogos, engenheiros e técnicos em aviação. Esta revisão alinha os procedimentos aos melhores campeonatos de motovelocidade do mundo".
Segundo a nota, as melhorias se darão em três frentes: "pilotos, processos-chave e autódromos". Quanto aos pilotos, haverá maior rigor para que se obtenha o direito de correr na categoria. Já os processos passarão por melhorias no briefing e nas vistorias. Além disso, haverá alterações no posicionamento do carro médico, além da exigência de certificação de mecânico.
Já os autódromos terão proteções adicionais, com definição de "locais e quantidades exatas, bem como o tipo de proteção utilizada, baseada em análise minuciosa realizada com apoio de
especialistas nacionais e internacionais". Segundo o comunicado, a medida terá "implementação imediata".
A próxima etapa do campeonato acontece neste fim de semana, em Goiânia (originalmente, seria em Interlagos, mas houve a mudança em função da morte de Danilo Berto). O circuito passou por adaptações para receber a prova de motovelocidade. A Honda já confirmou seu retorno para a corrida goiana, segundo a assessoria do SBK Brasil.
De acordo com a organização, a Yamaha também deve retornar à competição, mas ainda não definiu quando isso acontecerá. A empresa no entanto, não confirmou a informação.
Abaixo, você confere uma galeria com detalhamentos técnicos sobre os novos procedimentos de segurança da categoria nas principais pistas do calendário:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.