Alonso e Toyota começam preparação para o Rally Dakar 2020
Bicampeão mundial da Fórmula 1 e das 24 Horas de Le Mans, piloto espanhol estreará no rali com a montadora japonesa
Depois de muita indefinição sobre seu futuro no esporte a motor, o espanhol Fernando Alonso tem a chance de estrear no Rally Dakar em 2020 com uma Toyota Hilux, conforme apurou o Motorsport.com em primeira mão.
O bicampeão mundial da Fórmula 1 e das 24 Horas de Le Mans vai começar um teste de quatro dias nesta terça-feira pela equipe vencedora do mítico rali neste ano, na América do Sul. Em 2020, a competição acontece no Oriente Médio pela primeira vez em sua história.
A ideia de Alonso é participar da prova de rali em 2020, mas há a chance dele desistir caso não se sinta confortável com as pistas off-road.
Depois de testar a Toyota Hilux no deserto de Kalahari, na África do Sul, em março deste ano, Alonso disse que o carro parecia "incrível". Após meses de discussão, o espanhol decidiu participar do rali.
"Eu estou feliz em continuar minha parceria com a Toyota. Juntos, conquistamos muitas coisas desde 2017, com duas vitórias em Le Mans e os títulos da WEC. Eu provei as corridas off-road e me deu o sentimento de querer prolongar", disse Alonso.
"Eu sabia que seria uma curva de aprendizado, mas a Hilux me deu um bom sentimento e confiança. Eu estou ansioso pelos próximos meses de treinamento", completou.
Em 2019, Alonso venceu as 24 Horas de Le Mans, o título do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e as 24 Horas de Daytona do IMSA. O piloto se retirou da McLaren F1 no fim de 2018 e negou um retorno à categoria após encerrar seu período com a Toyota no WEC.
Ainda não se sabe, porém, o que Alonso fará durante o restante da temporada 2020. O espanhol ainda é vinculado à McLaren, que disputará o próximo campeonato da IndyCar. O piloto, porém, não quer se comprometer com a categoria norte-americana integralmente.
Por outro lado, é notório o desejo do bicampeão da F1 de vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Neste ano, porém, o espanhol não conseguiu se classificar para a prova após preparação ruim da McLaren, conforme admitido pela própria equipe.
Em 2017, Alonso liderava a prova, mas teve de abandonar em função de quebra no motor Honda de seu carro, preparado pela escuderia britânica em parceria com a Andretti, o que não se repetiu em 2019.
Longe dos monopostos e protótipos de asfalto, o piloto parece ter gostado da experiência off-road com a Toyota. Príncipe do Catar, Nasser Al-Attiyah levou a Hilux à vitória no Dakar 2019, seu terceiro título no rali mais importante do mundo.
Na preparação de Alonso para a edição de 2020, a montadora planeja que o espanhol participe de "três ou quatro corridas" antes do Dakar. Uma delas seria na África do Sul, onde fica a divisão de cross country da marca japonesa. O piloto provavelmente também competirá no Rally de Marrocos (de 3 a 9 de outubro deste ano).
Pela primeira vez em sua carreira, Alonso terá que competir com um co-piloto. A busca pelo companheiro adequado já começou. O Motorsport.com apurou que ele deseja um nome que fale espanhol. Acredita-se que Alex Haro, co-piloto de Nani Roma, seja o principal candidato.
GALERIA: Teste de Fernando Alonso com a Toyota Hilux na África do Sul
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.