Alonso revela “choque” em teste no rali e que ainda "leva sustos”
Espanhol se prepara para um possível anúncio de que pilotará pela Toyota no Rali Dakar 2020
O bicampeão da Fórmula 1 Fernando Alonso disse que subir as dunas do Namíbia pela primeira vez com uma Toyota Hilux foi “chocante”. O espanhol está realizando testes na África como parte de sua preparação para uma potencial estreia no Dakar 2020.
Alonso tem testado desde terça-feira, após um anúncio da Toyota de que o espanhol iria embarcar em um programa de iniciação no rali, como parte de uma possível participação na mais prestigiada categoria da modalidade.
O espanhol de 38 anos já havia participado de um teste em março, no deserto do Kalahari, mas agora o desafio é muito maior, porque o terreno onde realiza os quatro dias de testes é muito mais difícil para se navegar.
Durante o teste, Alonso precisou escalar a famosa Duna 7 no Namíbia, que se eleva a 380 metros de altura.
“Está sendo uma experiência muito interessante subir as grandes dunas aqui no Namíbia pela primeira vez”, disse Alonso ao Motorsport.com.
“Foi provavelmente um pouco chocante no começo, e tive que abordá-las com muito respeito. Elas requerem técnicas refinadas que não domino ainda, e nós tivemos que eliminar alguns problemas que eu estava tendo de tempos em tempos”.
No teste com a Toyota, Alonso está sendo acompanhado por Giniel de Villiers, piloto da marca e campeão do Dakar de 2009 e pelo pentacampeão do Dakar nas motos, Marc Coma.
“As sensações são boas porque tudo que fizemos até agora tem sido bem controlado, seguindo o mapa que está bem demarcado graças à experiência do time, que sabe o tempo todo o que deveríamos estar fazendo”.
“Eu estou tentando andar antes de correr. Estou fazendo pequenos progressos e ganhando confiança. Até agora, tudo bem", explicou o espanhol. “Graças ao time, a Giniel, meu companheiro e a todo mundo, porque nós estamos tentando progredir o mais rápido possível e espero ter menos sustos a cada tentativa”.
Coma, que foi diretor do rali Dakar nas últimas edições, é cotado para ser copiloto de Alonso em um futuro próximo, embora ainda precise de uma dispensa de seu atual contrato com a KTM para se juntar ao espanhol.
O próximo passo de Alonso na preparação para os ralis será na etapa de Harrismith 400, entre 13 e 14 de setembro, etapa do campeonato sul-africano cross country séries.
GALERIA: Testes de Fernando Alonso com a Toyota Hilux na África
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.