Últimas notícias
Dakar Dakar

Lima já respira atmosfera do Dakar

Após cinco anos fora, Peru retorna para a 40ª edição do rali mais duro do mundo e se prepara para a largada, marcada para o próximo sábado

Overview of the harbor at Lima
#50 Mirjam Pol
#392 Fernanda Kanno
#533 Raffaella Cabini
Overview of the harbor at Lima
#277 Olga Rouckova
#528 Man Epsilon: Jordi Juvanteny, Javier Tamayo, Jose Luis Criado
Johnny Aubert, Jonathan Barragán, Cristian España, GasGas Rally Team

Se respira Dakar em Lima. Seu povo sorri quando fala sobre o rali e os comerciantes abraçam com entusiasmo o retorno da prova às terras Incas após cinco anos de ausência. Não há ninguém na capital peruana que não sabe que nestes dias o Dakar tem como ponto operacional a Base Militar de Las Palmas.

O governo peruano abriu ao público, desde 3 de janeiro, a chamada Aldeia Dakar. A feira está localizada no quartel da Marinha, conhecido como Pentagonito.

No local foi montada uma loja inspirada na arqueologia de Pachacamac, onde é possível experimentar o pisco, o licor nacional, entre outras iguarias locais e desfrutar de danças regionais coloridas para seus vistosos trajes.

"Estamos muito felizes, isso nos convém a todos", diz Juan, recepcionista em um hotel de Lima. "Não há mais ninguém que não saiba que nestes dias o Dakar está aqui. As pessoas estão felizes", acrescenta Segundo, um motorista de táxi que evita o tráfego complicado que a chegada do rali provocou.

Até o próximo sábado, 6 de janeiro, quando começa a corrida com uma etapa de 272 km de estrada até Pisco, mas com apenas 31 de percurso cronometrado, os veículos inscritos poderão ser vistos no Parque Fechado do Pentagonito.

A feira gastronômica Peru Mucho Gusto promete oferecer delícias locais aos visitantes e mudará nos dias 10 e 11 para Puno, antes do Dakar ir para Bolívia depois de passar por San Juan de Marcona e Arequipa.

As verificações começaram no dia 3 de janeiro na Base Militar de Las Palmas, com os 545 participantes da 40ª edição passando por controles médicos, administrativos, federais e técnicos.

A organização do Dakar está trabalhando com os Ministérios da Cultura, Meio Ambiente, Educação, Interior e Defesa para coordenar todo o percurso da corrida. Espera-se que a prova deixe cerca de 292 milhões de euros no Peru e outros 32 milhões de euros sejam gastos em investimentos públicos.

In this article
Sergio Lillo
Dakar
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Guerra de palavras entre KTM e Honda esquenta Dakar
Próximo artigo Cureca e Forfete: Entenda o idioma falado nos ralis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros