Moraes, Loeb, Al-Attiyah e mais: confira os favoritos ao título do Dakar 2026 nos carros e nas motos
48ª edição do maior rally do mundo, etapa inaugural do calendário 2026 do W2RC começa neste sábado (03) com o prólogo antes da primeira especial no domingo (04)
A edição de 2026 do Dakar está chegando, com a primeira movimentação oficial neste sábado (03) com o Prólogo, que define a ordem de largada da primeira especial, no domingo (04). Novamente, a Arábia Saudita será o palco de uma disputa árdua e intensa de quase 15 dias de duração.
Nos carros, A Ford e a Dacia chegam à Arábia determinadas a aplicar as lições que aprenderam em sua estreia no ano passado, com o objetivo de acabar com o domínio da Toyota no rally de maior prestígio do mundo. A marca japonesa apresentou um carro totalmente novo para manter sua posição na frente.
O rally em si apresenta várias mudanças, com o percurso e o formato alterados pela organizadora, a ASO, para acrescentar um novo desafio. Após a largada cerimonial e o Prólogo em 3 de janeiro, os competidores enfrentarão quase 8.000 km em duas semanas, cruzando alguns dos terrenos mais implacáveis do Oriente Médio.
Aqui está uma lista dos pilotos considerados favoritos para as honras máximas na categoria Ultimate, a principal dos carros:
Yazeed Al-Rajhi (Overdrive Toyota)
Toyota #201 da Overdrive Racing: Yazeed Al Rajhi, Timo Gottschalk
Foto de: A.S.O.
Um dos principais candidatos ao Dakar 2026 é o atual campeão Yazeed Al-Rajhi. O bilionário saudita sempre foi rápido no rally cross-country, e a mudança do Dakar para seu país natal em 2020 consolidou sua posição de líder.
Mas, no ano passado, ele deu os maiores passos, combinando seu ritmo bruto com maior maturidade para garantir a primeira vitória, indo contra a concorrência da equipe oficial. De volta ao volante de um Toyota e apoiado pela experiente equipe de clientes Overdrive, ele tem todos os ingredientes necessários para defender sua coroa.
Dito isso, a preparação do piloto de 44 anos para o evento deste ano esteve longe de ser ideal. Um forte acidente na Baja Aragon em abril o deixou com vértebras fraturadas, forçando um longo período de inatividade. Ele voltou à competição em Portugal com um modesto 22º lugar, antes de seus preparativos sofrerem outro revés quando ele se retirou do Rally do Marrocos.
Lucas Moraes (Dacia)
#223 The Dacia Sandriders Dacia: Lucas Moraes, Dennis Zenz
Foto de: Red Bull Content Pool
Por mais que esteja estreando em uma montadora nova, a Dacia, o brasileiro chega com sua melhor chance de conquistar o Dakar até aqui. Atual campeão do Campeonato Mundial de Rally-Raid, o W2RC, Moraes chega para iniciar a defesa de sua coroa, mas em um ambiente novo, trocando a Toyota pela marca romena, ao lado de um novo navegador, correndo com Dennis Zenz após conquistar o W2RC com Armand Monleón na Toyota.
Moraes visa quebrar a escrita dos últimos anos. Após uma estreia estelar, terminando em terceiro na classificação geral dos carros, o brasileiro teve dois Dakars conturbados, apesar de vitórias em especiais. Seu objetivo é aproveitar o bom momento da Dacia para buscar a vitória, algo inédito para o país na geral do maior rally do mundo.
Henk Lategan (Toyota)
Toyota Gazoo Racing Toyota #211: Henk Lategan, Brett Cummings
Foto de: TOYOTA GAZOO Racing
O ataque da Toyota no Dakar será liderado por Henk Lategan. Aos 31 anos de idade, ele é um dos pilotos mais jovens da equipe, mas com quatro participações no Dakar, parece estar pronto para finalmente conquistar a coroa.
Em 2025, o sul-africano provou que é capaz de lutar pela vitória geral, pois enfrentou o mais experiente Al-Rajhi e conquistou duas vitórias em etapas individuais ao longo do caminho. O fato de ter perdido o primeiro lugar por pouco menos de quatro minutos só aumentou sua determinação de fazer melhor desta vez.
A Toyota tem uma nova arma no Dakar deste ano na forma da GR DKR Hilux, que apresenta um chassi tubular mais leve e transmissão reforçada. A fabricante japonesa venceu o Dakar três vezes nos últimos quatro anos, e o modelo atualizado baseado na picape Hilux ajudará a afastar a concorrência de novos rivais.
Nasser Al-Attiyah (Dacia)
#200 Os Dacia Sandriders Dacia: Nasser Al-Attiyah, Boulanger Edouard
Foto de: A.S.O.
Se há um piloto que a equipe do Dakar nunca pode se dar ao luxo de subestimar, esse é Nasser Al-Attiyah. O catariano tem sido uma força vencedora implacável na última década e chega em 2026 determinado a recuperar a coroa após duas campanhas comparativamente difíceis em 2024 e 2025.
Enquanto o recorde de Stephane Peterhanselde oito vitórias absolutas em carros continua distante, Al-Attiyah pode aumentar seu legado vencendo o rally com uma quarta fabricante diferente, depois de seus triunfos anteriores com Volkswagen, Mini e Toyota. Além disso, ele está a apenas uma vitória em uma especial de ultrapassar Peterhansel e Ari Vatanen para se tornar o piloto mais bem-sucedido do Dakar nessa contagem.
Al-Attiyah também poderá se beneficiar de um Dacia Sandrider melhorado, que venceu em Abu Dhabi e no Marrocos no ano passado, depois de uma estreia pouco animadora no Dakar no início da temporada de 2025.
Carlos Sainz (Ford)
#225 Ford M-Sport Ford: Carlos Sainz Sr., Lucas Cruz
Foto de: Red Bull Content Pool
Carlos Sainz (o pai, não o piloto da Williams na F1) não mostra sinais de desaceleração enquanto se prepara para sua 19ª largada no Dakar, aos 63 anos de idade.
Sainz se tornou o piloto mais velho a vencer o rally cross-country mais prestigiado do mundo quando triunfou na edição de 2024 ao volante do Audi RS Q e-tron. Sua participação em 2025 foi interrompida por um acidente no Estágio 2, mas ele está de volta este ano para tentar a quinta vitória geral.
Vencer o Dakar com a Ford completaria o círculo de sua carreira, já que ele estreou no WRC em 1987 ao volante de um Sierra com motor Cosworth. Sainz também nunca conseguiu ganhar um título do WRC com a marca americana (seus campeonatos de 1990 e 92 foram conquistados com a Toyota), portanto, um triunfo no Dakar com a Raptor seria uma das conquistas mais satisfatórias de sua ilustre carreira.
Sebastien Loeb (Dacia)
#219 Os Dacia Sandriders Dacia: Sebastien Loeb, Fabian Lurquin
Foto de: Red Bull Content Pool
A lenda do rally Sebastien Loeb chega ao Dakar com ímpeto renovado depois de encerrar o Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2025 com três pódios consecutivos, incluindo uma vitória no Rally do Marrocos, que encerrou a temporada.
Isso deve lhe dar algum incentivo depois que sua mais recente participação no Dakar terminou mais cedo devido a danos no carro. Loeb também terá um novo navegador, o ex-navegador de Al-Attiyah, Edouard Boulanger.
Depois de uma série de infortúnios no início de 2025, Loeb sentiu que era necessário fazer uma reinicialização, o que levou a uma separação com Fabian Lurquin, que passou a ser parceiro de Al-Attiyah em uma troca direta entre os dois pilotos.
Resta saber se a Dacia conseguirá aproveitar seu sucesso recente e enfrentar a Toyota no maior palco, mas uma primeira vitória de Loeb no Dakar seria muito importante para sua carreira, especialmente depois que Sebastien Ogier empatou com ele em nove títulos do Campeonato Mundial de Rally em 2025.
Mattias Ekstrom (Ford)
Mattias Ekstrom, M Sport
Foto de: DPPI
O recente desempenho deMattias Ekstrom no Dakar foi tão convincente que agora ele é visto menos como um bicampeão do DTM e mais como um verdadeiro especialista em rally-raid. O sueco demonstrou uma capacidade notável de se adaptar a novas disciplinas, uma característica destacada em 2022, quando ele superou seus companheiros de equipe mais experientes da Audi para terminar em nono lugar no geral na estreia.
Essa capacidade de adaptação foi novamente exibida em 2025, quando, após encerrar uma associação de décadas com a Audi, ele levou a equipe Ford de fábrica ao pódio, terminando atrás apenas das Toyotas dominantes de Al-Rajhi e Lategan.
O desempenho impressionante de Ekstrom será uma das principais histórias em 2026, especialmente se a Ford conseguir produzir um pacote capaz de enfrentar a Hilux de frente na Arábia Saudita.
Menções honrosas
Além dos mencionados, vários outros pilotos na lista de inscritos são capazes de surpreender em 2026. O piloto da Toyota, Seth Quintero, por exemplo, será uma força muito mais potente em sua terceira participação na categoria Ultimate.
Toby Price, bicampeão de moto, também está assumindo um papel mais importante, cuja impressionante estreia no Dakar na categoria de carros com a Overdrive no ano passado lhe rendeu uma promoção para a equipe de fábrica da Toyota.
O jovem Mitch Guthrie, da Ford, complementou bem Ekstrom em 2025 e parece estar bem posicionado para disputar vitórias em etapas individuais este ano. Seu companheiro de equipe, Nani Roma, vencedor do Dakar em duas e quatro rodas, também não deve ser descartado.
Além da Toyota, Ford e Dacia, dois fabricantes menores podem se misturar regularmente entre os 10 primeiros colocados este ano: Century e Mini. Na Century, Matthieu Serradori e Brian Baragwanath têm um histórico de superação da equipe, enquanto a Mini também conta com talentos comprovados como Guillaume de Mevius e Lionel Baud.
Por fim, Peterhansel, o "Sr. Dakar", também se alinhará na largada em Yanbu, em 3 de janeiro, depois de perder o evento em 2025, competindo pela marca Defender da Land Rover na classe Stock.
Honda x KTM: os favoritos à vitória do Dakar nas duas rodas
O ranking de motos no Dakar tem sido dominado pela KTM desde o início deste século. A fabricante austríaca registrou 18 vitórias consecutivas entre 2001 e 2019 e venceu novamente em 2023 e 2025. Nesse meio tempo, a KTM não conseguiu vencer o rally apenas quatro vezes: em 2020, 2021 e 2024, a Honda levou a vitória, enquanto a marca irmã da KTM, GasGas, conseguiu vencer a edição de 2022.
Com o atual campeão Daniel Sanders em suas fileiras, a KTM parece ser a grande favorita antecipadamente para vencer o Dakar 2026 também. O americano, que se tornou o 17º vencedor diferente entre as motos no ano passado, também garantiu o título mundial no Campeonato Mundial de Rally-Raid após sua vitória no Dakar.
Na equipe de fábrica da KTM, Sanders enfrentará pelo menos a oposição do experiente Luciano Benavides e do jovem Édgar Canet. O último triunfou na classe 2025 Rally2 do Dakar, também conquistou o título do W2RC nessa classe e, posteriormente, foi promovido à equipe de fábrica do Rally da fabricante austríaca.
Quatro outras marcas tentarão impedir a KTM de conquistar sua 21ª vitória no Dakar, com foco principalmente na Honda. A fabricante japonesa montou uma forte equipe de fábrica na classe RallyGP (a principal das motos), com Ricky Brabec, duas vezes vencedor, como o porta-estandarte.
O americano terminou em quinto lugar no ano passado, ainda atrás dos companheiros de equipe Tosha Schareina e Adrien van Beveren. O quarto piloto de fábrica da Honda, Skyler Howes, também terminou entre os seis primeiros no ano passado. Isso dá à marca de Tóquio outro forte contingente para o Dakar 2026.
Todos os quatro pilotos da Honda HRC terminaram entre os seis primeiros no Rally Dakar de 2025.
A Hero, por sua vez, também montou uma equipe muito boa para o Dakar. A fabricante sediada na Índia é liderada por Ross Branch, que ainda terminou em um belo segundo lugar na classificação de 2024. Ignacio Cornejo, sétimo na classificação final em janeiro passado, também está de volta à prova pela marca.
A Sherco também teve uma delegação no RallyGP nos últimos anos e não será diferente em 2026. Bradley Cox e Lorenzo Santolino devem tentar obter sucesso para a fabricante francesa.
Por fim, há também uma novata no RallyGP no Dakar 2026. A marca chinesa Hoto fará sua primeira tentativa de vitória geral no rally depois de estrear na classe Rally2 no ano passado. Mason Klein, ativo no ano passado pela também chinesa Kove, foi recrutado como o principal nome da Hoto. Ele terá a companhia de Martin Michek na equipe de fábrica.
MARQUEZ, Moreira e mais: Pódio Cast elege os MELHORES das duas rodas em 2025
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários