Moraes termina Dakar 2026 na sétima colocação: "É claro que a gente sempre quer mais"
Com o bom desempenho no rally mais famoso do mundo, brasileiro também marcou seus primeiros pontos no Campeonato Mundial de Rally Raid
O piloto brasileiro Lucas Moraes encerrou sua participação no Rally Dakar 2026 na sétima colocação. A posição foi garantida com um 16º lugar na última etapa da prova, disputada neste sábado (17).
O grande campeão foi o catari Nasser Al-Attiyah, companheiro de equipe de Lucas na Dacia Sandriders, com tempo de 48h 56min 53seg. Em segundo lugar ficou o espanhol Nani Roma, com 49h 06min 35seg. O sueco Mattias Ekström completou o pódio, com 49h 11min 26seg. Já Lucas fechou as 13 etapas do rally com tempo acumulado de 49h 44min 43seg.
“É claro que a gente sempre quer mais. Mas fechar o rally mais difícil do mundo no top 7 em meu ano de estreia na Dacia e com o carro inteiro após uma edição especialmente dura, como foi essa, foi um ótimo resultado”, analisou o piloto paulista, que também agradeceu o apoio da torcida brasileira. “Obrigado a todos que me mandaram mensagens e torceram todos os dias. Foi muito especial receber esse carinho. Isso me faz querer voltar ainda mais forte no próximo ano”.
Essa foi a quarta participação do brasileiro no Dakar. Lucas também detém o melhor desempenho para um brasileiro na história da prova, ao subir ao pódio em sua estreia, em 2023, e vencer especiais em 2024.
O Dakar, rally mais famoso do mundo, abre ainda a temporada 2026 do Campeonato Mundial de Rally Raid (W2RC). O brasileiro defende o título na categoria Ultimate – considerada a Fórmula 1 do mundo off-road – e, com o desempenho nessa primeira prova do calendário, ocupa a 8ª posição na classificação, com 24 pontos. O líder é Al Attiyah, com 73 pontos. A segunda etapa do Mundial será o Rally Raid de Portugal, que acontece entre 17 e 22 de março.
“Agora, o foco é defender o mundial. Daqui pouco mais de um mês estaremos em Portugal”, completou Moraes.
Rally Dakar 2026 – categoria Ultimate
Classificação geral
- NASSER AL-ATTIYAH (Qatar) – 48:56:53
- NANI ROMA (Espanha) – 49:06:35
- MATTIAS EKSTRÖM (Suécia) – 49:11:26
- SÉBASTIEN LOEB (França) – 49:12:03
- CARLOS SAINZ (Espanha) 49:25:23
- MATHIEU SERRADORI (França) – 49:41:55
- LUCAS MORAES (Brasil) – 49:44:43
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.