Morre Carles Falcón, piloto espanhol de moto, após grave acidente no Dakar 2024
Informação foi confirmada pela equipe do piloto; espanhol disputava o Dakar pela segunda vez
A última semana do Dakar 2024 começa com uma triste notícia. Morreu nesta segunda-feira (15), o espanhol Carles Falcón, piloto de motos que sofreu um grave acidente durante o segundo estágio da prova. A informação foi confirmada por sua equipe, a TwinTrail Racing Team.
Natural de Tarragona, na região da Catalunha, Carles tinha 45 anos e disputava o Dakar pela segunda vez e, nos quilômetros finais da especial entre Al Henakiyah e Al Duwadimi, se envolveu em um acidente gravíssimo.
O espanhol precisou ser ressuscitado no local antes de ser transportado de helicóptero para o hospital, onde foi diagnosticado um edema cerebral e a fratura da vértebra C2 e de outros pontos do corpo.
"Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, Carles Falcón nos deixou", diz o comunicado emitido pela equipe. "O time médico confirmou que os danos neurológicos causados pela parada cardiorrespiratória no momento do acidente são irreversíveis".
"Carles era uma pessoa sorridente, sempre ativa, que curtia com paixão tudo que fazia, especialmente nas motos. Nos deixou fazendo algo que era seu sonho: correr no Dakar. Ele estava curtindo, era feliz em cima da moto. Devemos recordá-lo por seu sorriso e pela felicidade que gerava em todos".
"Engenheiro de computação por formação, instrutor e guia de viagem de motos por paixão, muitos aprenderam ao seu lado. Ele ensinava com paciência, energia e felicidade, fazendo com que todos amassem as motos".
"Do lado da família e da equipe, pedimos, por favor, que seja mantida a privacidade dos atos de despedida que acontecerão nos próximos dias. Muito obrigado pela compreensão".
Após um tratamento inicial na Arábia Saudita, Falcón havia sido transportado para a Espanha na última sexta-feira (12).
Essa era a segunda participação do piloto catalão na prova mais dura do mundo. Em 2022, ele foi 68º no geral e 16º colocado na classe "Original by Motul", uma modalidade na qual os pilotos estão só diante do perigo, tendo inclusive que fazer os reparos em suas máquinas.
Além disso, Falcón queria completar a edição com um objetivo especial: "Meu companheiro de equipe, Isaac Feliu, sofreu um forte acidente na nona etapa, e agora voltamos juntos para acabar o que não pudemos. Vamos mentalmente preparados após a experiência de 2022".
Motorsport Business #9 – ANDRÉ DUEK: Vida de corridas e negócios, e o valor de empreender nas pistas
Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.