"Não estou só me divertindo", diz Alonso sobre experiências pós-F1
"Não estou fazendo tudo isso por diversão. É pela dificuldade, pelo desafio, para ser melhor como piloto”, disse o bicampeão da F1
Fernando Alonso deixou a Fórmula 1 no fim de 2018 por causa do fraco rendimento da McLaren nas últimas temporadas e agora se dedica a outras categorias. O espanhol compete no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com a Toyota e fará participações na Indy, pela qual disputará as 500 Milhas de Indianápolis numa parceria da McLaren com a Carlin. O bicampeão garante, porém, que não está de brincadeira: “Não estou só me divertindo”.
No ano passado, Alonso venceu as 24 Horas de Le Mans. Em 2019, faturou as 24 Horas de Daytona e as 1000 Milhas de Sebring. O espanhol também testou o carro da Toyota que disputou o Rally Dakar, levantando a possibilidade de uma disputa off-road, embora tenha descartado uma corrida competitiva. Na semana que vem, o bicampeão da F1 testará com a Carlin, em parceria costurada pela McLaren (à qual Alonso ainda é vinculado), nos testes do Texas da Indy.
Questionado relativamente às empreitadas no rally, o espanhol disse que está aproveitando seriamente todas as oportunidades que tem e sugeriu que está sondando "algumas outras coisas que talvez possa fazer fora do asfalto". "É algo que provavelmente não tem precedentes no automobilismo e estou procurando desafios", disse Alonso após testar o carro de F1 da McLaren no Bahrein nesta semana.
"Não estou fazendo tudo isso só para me divertir. Às vezes, quando estou testando algo diferente, leio gente dizendo: 'estamos felizes que você está se divertindo, mas por favor volte para a F1'. Tipo: 'por favor, volte para o trabalho real'. Não estou só pela diversão”, relatou o espanhol.
“Quando texto carros diferentes, não tenho ideia de como funciona. Precisam me dizer como fazer. No caso do rally, aceleração total e freio ao mesmo tempo, e coisas que você precisa aprender do zero. Definitivamente, coloco muito esforço atrás de cada desafio, muito estudo. Não estou fazendo tudo isso por diversão. É pela dificuldade, pelo desafio, para ser melhor como piloto”, explicou o bicampeão da F1.
301# Toyota Gazoo Racing Toyota Hilux: Fernando Alonso, Giniel de Villiers
Photo by: Toyota Racing
Alonso diz que sua opção por tentar tantas coisas diferentes depois da F1 faz parte de sua missão de "ser o melhor piloto do mundo". Ele se cansou de não ter um carro competitivo na categoria. "Todo mundo acha que somos os melhores... Mas você precisa do pacote certo na temporada, senão não pode provar", ponderou.
Questionado em relação ao número de anos em que ainda pode se manter como um piloto de elite, o espanhol respondeu: "Continuarei enquanto tiver capacidade e me sentir competitivo. Talvez um dia eu volte à Fórmula 1 e haja um cara com o mesmo carro que eu e seja mais rápido. Ou em outro categoria em que alguém seja mais rápido que eu com o mesmo carro. Até onde eu sei, isso nunca aconteceu. Então continuarei pilotando”.
Fotos de Alonso no treino da F1 no Bahrein:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.