Navegador francês retorna ao Dakar 11 meses após grave acidente e amputação de uma perna
Mathieu Baumel sofreu um grave acidente no fim de janeiro do ano passado enquanto tentava ajudar motoristas parados em uma estrada pública
Há pouco menos de um ano, a vida de Mathieu Baumel virou de cabeça para baixo. O navegador, que venceu o Dakar quatro vezes ao lado de Nasser Al-Attiyah, ficou gravemente ferido no final de janeiro, quando tentou ajudar motoristas parados em uma estrada pública interrompida e foi atropelado por um carro.
Nesse acidente, ele sofreu ferimentos tão graves em sua perna direita que ela teve de ser amputada. Os médicos conseguiram salvar a perna esquerda de Baumel, embora tenha sido submetido a três cirurgias.
Após o acidente fatal, Baumel imediatamente deixou claro que não pretendia encerrar sua carreira como navegador por causa da amputação de sua perna. O francês reforçou essas palavras ao aparecer em Yanbu para a largada do Rally Dakar 2026, 11 meses após o acidente.
Lá, ele foi recebido com aplausos na coletiva de imprensa antes do prólogo de sábado. Durante o momento com a imprensa, Baumel falou sobre o caminho difícil que teve de percorrer no ano passado.
"Antes de tudo, vocês não podem imaginar como estou feliz por estar aqui com vocês, a família Dakar. É claro que os últimos 11 meses foram muito difíceis. Isso é especialmente verdadeiro no início, quando você não sabe se vai morrer, porque foi assim. Também não sabíamos se uma ou duas pernas seriam amputadas", disse Baumel.
"No final, fiquei com uma perna que não está em ótimo estado, mas não está ruim. No lado direito, você pode ver que tenho uma bela prótese".
Como navegador da Guillaume de Mévius, Mathieu Baumel espera obter um bom resultado no Dakar.
Foto de: Red Bull Content Pool
Desde o início de sua reabilitação, Baumel tinha a participação no Dakar 2026 como um ponto focal no horizonte, mas não foi fácil.
"No final, isso foi possível graças a todos: a equipe médica, meu amigo Guillaume [de Mévius], que estava lá desde o início, e, claro, Sven [Quandt]. Por causa disso, estou aqui hoje. Certamente não estou 100% nas mesmas condições de antes, mas, junto com Guillaume, Sven e toda a equipe da X-Raid, fizemos um bom trabalho ao chegar a um carro confortável e rápido. Nesse aspecto, estamos felizes".
Guillaume de Mévius, que pode contar com a navegação de Baumel pelo segundo ano consecutivo, não estava apenas feliz com o carro confortável e rápido para o Dakar 2026.
"Estou muito orgulhoso e muito feliz por estar aqui. Ele fez de tudo para estar aqui e estou muito orgulhoso disso. Também estou muito orgulhoso de ser seu piloto e de estar aqui com ele na frente de vocês", disse o belga na coletiva de imprensa.
"Agora quero ter o mesmo desempenho e correr tanto quanto no ano passado, portanto, no carro, nada mudou. Vamos nos esforçar tanto quanto no ano passado e tentar vencer todo mundo".
No entanto, Baumel e De Mévius, que compartilham um Mini, tiveram que fazer algumas mudanças em algumas frentes.
"Além disso, Guillaume e eu fizemos bem em estarmos prontos para o caso de termos problemas com um furo ou se precisarmos entrar e sair do carro. É claro que não é como antes, mas sabemos o que fazer e como fazer. Portanto, estamos prontos para começar este Dakar", disse o navegador, que está orgulhoso de começar apesar de um ano difícil.
"Para mim, já é uma primeira vitória poder estar aqui com vocês para começar. Depois disso, veremos o que podemos fazer."
HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários