Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

NASCAR AO VIVO: Assista à etapa de Atlanta da Cup Series

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Atlanta
NASCAR AO VIVO: Assista à etapa de Atlanta da Cup Series

Sérgio Sette Câmara confirma estreia na Stock Pro Series em 2026

Stock Car
Stock Car
Sérgio Sette Câmara confirma estreia na Stock Pro Series em 2026

F1: Safety Car da Aston Martin usado no GP de Abu Dhabi de 2021 está à venda

Fórmula 1
Fórmula 1
Testes de pré-temporada do Bahrein (semana 2)
F1: Safety Car da Aston Martin usado no GP de Abu Dhabi de 2021 está à venda

ANÁLISE: Qual o tamanho do "problema" da Yamaha a uma semana do início da temporada na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
ANÁLISE: Qual o tamanho do "problema" da Yamaha a uma semana do início da temporada na MotoGP?

MotoGP - Troca do GP da Austrália para Adelaide divide pilotos: "Por que eliminar sua melhor pista?"

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Troca do GP da Austrália para Adelaide divide pilotos: "Por que eliminar sua melhor pista?"

MotoGP: Marc Márquez revela como suas lesões tiveram um papel nas negociações com Ducati

MotoGP
MotoGP
Buriram Official Testing
MotoGP: Marc Márquez revela como suas lesões tiveram um papel nas negociações com Ducati

MotoGP: Ducati e Aprilia têm ritmos "assustadores", diz Acosta

MotoGP
MotoGP
Buriram Official Testing
MotoGP: Ducati e Aprilia têm ritmos "assustadores", diz Acosta

Mercedes, Red Bull, politicagem e mais: as 7 principais conclusões dos testes da F1 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Testes de pré-temporada do Bahrein (semana 2)
Mercedes, Red Bull, politicagem e mais: as 7 principais conclusões dos testes da F1 2026

"O objetivo é claro: ser competitivo e lutar pela vitória no Dakar", diz Lucas Moraes sobre estreia pela Dacia

Brasileiro se junta ao estrelado time da Dacia ao lado de Nasser Al-Attiyah, Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez em busca de seu primeiro triunfo no Dakar

Dacia peilt den Dakar-Sieg an: Al-Attiyah und Loeb tauschen die Beifahrer

A Dacia chega para seu segundo Dakar desse retorno ao esporte com o Sandrider e apostando alto para buscar um resultado melhor que o do ano passado. Para isso, vem para a temporada 2026 do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC) com um time dos mais fortes, que inclui o brasileiro Lucas Moraes, atual campeão do W2RC junto das lendas Nasser Al-Attiyah e Sébastien Loeb, além de Cristina Gutiérrez.

Leia também:

Al-Attiyah terminou a temporada 2025 do W2RC com o vice-campeonato. Ele venceu o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa da campeonato. Com cinco vitórias no Dakar, o catariano é o segundo piloto mais bem-sucedido na classificação de automóveis.

"O objetivo é vencer", diz Al-Attiyah. "Temos uma equipe forte e estou convencido de que estaremos prontos. Vamos nos ajudar mutuamente para vencer. A grande mudança é que tenho um novo navegador, Fabian".

Internamente, os navegadores foram trocados. Edouard Boulanger mudou da Al-Attiyah para Loeb e Fabian Lurquin de Loeb para Al-Attiyah. "Confio totalmente nele. Ele competiu em todos os Dakares na Arábia Saudita", elogia Al-Attiyah. "Ele tem muita experiência".

Loeb diz sobre a troca: "Não quero compará-los. Ambos são muito bons. O que importa é a sensação no carro. Em algum momento, Nasser deixou escapar que queria trocar de copiloto. Na Dacia, Edouard já estava bem integrado à equipe naquele momento".

"Em seguida, houve conversas em que me disseram que as coisas poderiam não estar ideais com Fabian e que uma mudança poderia ser a solução. Discutimos isso com Fabian e chegamos à mesma conclusão. Sim, as coisas iam bem entre nós no carro, nos dávamos muito bem, mas simplesmente não estávamos tendo sorte - e talvez algo tivesse que mudar. Então, decidimos juntos fazer isso. Ainda nos damos muito bem, nos falamos por telefone, não há problemas".

"Foi mais uma decisão conjunta entre a Dacia e nós", diz o nove vezes campeão mundial de rally. A colaboração entre Loeb e Boulanger teve um início bem-sucedido quando eles venceram o Rally do Marrocos, etapa final do W2RC 2025 a preparação final para o Dakar 2026.

Loeb está competindo no Dakar pela décima vez e busca sua primeira vitória geral. "A nova colaboração com Edouard está indo muito bem no geral: nós nos damos extremamente bem, ambos temos muita experiência e falamos a mesma língua".

Sebastien Loeb, Edouard Boulanger

Sebastien Loeb com seu novo copiloto, Edouard Boulanger

Foto: Dacia

"Nós melhoramos ao longo dos rallys e, no Marrocos, fomos muito fortes. Espero que agora tenhamos encontrado o ritmo certo e o sistema certo para o Dakar. A meta é, obviamente, terminar no topo do pódio", Loeb determina seu objetivo claro.

"Mas sabemos que o Dakar é tudo menos previsível. É um rally extremamente exigente e tudo pode acontecer a qualquer momento. A competição é dura. Jovens pilotos se juntaram a nós. Cerca de dez pilotos têm uma chance realista de vencer uma etapa".

"E mesmo que você vença uma etapa e comece o dia seguinte em primeiro lugar, outros oito podem ultrapassá-lo. Se você olhar para os últimos Dakars, às vezes é até uma desvantagem estar na frente, porque você perde mais no final do que recuperou no dia anterior".

Lucas Moraes: Primeiro campeão mundial brasileiro desde Senna

A estreia de Moraes na Dacia é muito aguardada. O brasileiro venceu a temporada do W2RC com a Toyota. Isso o torna o primeiro brasileiro campeão mundial da FIA desde a lenda da Fórmula 1, Ayrton Senna.

Este será o quarto Dakar de Moraes. Ele surpreendeu a todos com o terceiro lugar em sua estreia em 2023. No entanto, ele não apenas mudou da Toyota para a Dacia, mas também está trabalhando com um novo navegador: o alemão Dennis Zenz.

"O objetivo principal é claro: ser competitivo desde o primeiro dia e lutar pelo primeiro lugar", diz Moraes, que também tem grandes ambições. "Sabemos que o Dakar é um jogo de longa distância. A consistência, o trabalho em equipe e a estratégia são tão importantes quanto a velocidade pura".

Dennis Zenz, Lucas Moraes

Dennis Zenz e Lucas Moraes dirigem o quarto Dacia Sandrider

Foto: Dacia

"Mas estou aqui para ajudar a construir esse novo projeto. Para o nosso primeiro Dakar juntos, uma corrida forte e limpa e um resultado que mostre que a Dacia é uma das principais equipes de trabalho seria um grande passo. Quando você ganha um mundial, as expectativas naturalmente aumentam - e estou feliz em assumir essa pressão. Mas o sentimento mais forte é a autoconfiança. Esta temporada mostrou a mim e a todos que podemos competir e vencer no mais alto nível".

Zenz trabalhou com Seth Quintero na Toyota nos últimos anos. Eles se separaram após o Rally da África do Sul deste ano. Zenz mudou para Moraes, tornando-o o segundo navegador alemão com chance de vencer o Dakar, ao lado de Timo Gottschalk.

"Dennis é ótimo", elogia Moraes. "Ele é profissional, calmo e detalhista. Espero que possamos construir uma parceria forte, dentro e fora do carro, e tenho certeza de que isso será crucial para a obtenção de resultados para a equipe. É sempre um grande ajuste quando você muda para um carro novo nesse nível, mas também é incrivelmente empolgante. Os primeiros testes foram fantásticos e o Sandrider é muito divertido de dirigir. É claro que cada quilômetro percorrido juntos nos torna mais fortes".

Décimo Dakar para Cristina Gutierrez

Já Cristina Gutiérrez vai para seu décimo Dakar. A espanhola venceu a classe Challenger em 2024. No ano passado, ela mudou para a classe principal, a T1+, com a Dacia. Seu navegador é, mais uma vez, seu compatriota Pablo Moreno.

"Este ano foi crucial poder finalmente pilotar um pouco mais", diz Gutierrez sobre sua preparação. "Aprendemos muito sobre como gerenciar o ritmo, reagir a diferentes tipos de terreno e, acima de tudo, maximizar o potencial do carro".

Cristina Gutierrez

Cristina Gutierrez está prestes a participar de seu décimo Dakar

Foto: Dacia

"Se eu puder olhar para trás com a equipe em 17 de janeiro e dizer que conseguimos um resultado sólido no rally, ficarei feliz. É claro que eu gostaria de ter um resultado forte, mas isso não depende apenas de mim".

O Dacia Sandrider é movido por um motor V6 biturbo com deslocamento de três litros. O motor vem de um Nissan Z. O veículo é desenvolvido e usado pelo fabricante britânico de rali Prodrive.

HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM

Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Tudo sobre o Dakar 2026: Rota, cronograma e detalhes da etapa maratona
Próximo artigo Moraes, Loeb, Al-Attiyah e mais: confira os favoritos ao título do Dakar 2026 nos carros e nas motos

Principais comentários

Últimas notícias