VÍDEO: Terceiro entre caminhões no Dakar é excluído após atropelar fã
Russo Andrey Karginov mira caminhão em grupo de espectadores e acaba passando por cima da perna de um
O piloto da Kamaz, Andrey Karginov, foi desqualificado do Dakar de 2019 após um incidente com um espectador na quinta etapa. Um homem sul-africano de 60 anos de idade, dentro de um grupo de cinco pessoas fora de uma das zonas designadas para o público, foi atingido pelo caminhão de Karginov, que passou por cima da perna esquerda do homem com a roda traseira esquerda.
Uma declaração dos organizadores do rali, a ASO, disse que o espectador sofreu um fêmur quebrado e foi rapidamente transportado para um hospital em Arequipa.
"O concorrente foi excluído do rali pelo júri dos comissários por não parar para prestar assistência ao espectador lesionado", disse o comunicado.
Karginov, cuja equipe é formada pelo mecânico Igor Leonov e pelo navegador Andrey Mokeev, venceu o Dakar na categoria caminhões em 2014. Ele ficou de fora do evento no ano passado, competindo no Africa Eco Race, mas foi trazido de volta para a formação de quatro caminhões da Kamaz para o Dakar de 2019.
Karginov venceu duas das cinco etapas do evento atual e estava em terceiro lugar, atrás dos pilotos da Kamaz, Eduard Nikolaev e Dmitry Sotnikov.
O chefe da equipe Kamaz, Vladimir Chagin, sete vezes vencedor do Dakar, descreveu a decisão de excluir Karginov como "muito dura".
Ele disse que o piloto não sabia que havia acertado um espectador até chegar ao acampamento de Arequipa na conclusão do estágio.
"Há muitos espectadores na rota, e nas partes mais difíceis há sempre muitos deles, espalhados em vários grupos", disse Chagin.
“Enquanto ele [Karginov] subia uma das subidas, havia um grupo de cinco espectadores no caminho do caminhão. Quatro conseguiram se livrar, mas um deles tropeçou na areia e sua perna ficou presa sob a roda traseira do caminhão.”
“Andrey naturalmente não viu isso - foi uma subida e tudo o que você pode ver através do para-brisa é o céu e o topo da montanha. Então ele só descobriu sobre o acidente ao chegar ao acampamento.”
“Foi investigado pelos comissários e, para nossa surpresa, os organizadores tomaram a dura decisão de desqualificar o caminhão. Estamos muito surpresos com a decisão, mas não podemos protestar aqui, só depois que a corrida terminar. Então temos que aceitar e continuar com três equipes. ”
Confira o acidente:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.