Entrevista

Farfus: "meu objetivo continua sendo brigar pelo título"

Em entrevista exclusiva para o Motorsport.com, brasileiro começa temporada do DTM com esperanças renovadas após mudança de equipe e "ajuda" das fabricantes para "melhora do show"

Augusto Farfus, BMW Team MTEK
Augusto Farfus, BMW Team MTEK, BMW M4 DTM
Augusto Farfus, BMW Team MTEK, BMW M4 DTM
Augusto Farfus, BMW Team MTEK, BMW M4 DTM
Augusto Farfus, BMW Team MTEK, BMW M4 DTM
Augusto Farfus, BMW Team MTEK
Antonio Felix da Costa, Marco Wittmann and Augusto Farfus, Beach Soccer
Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa and Marco Wittmann, Beach Soccer
Antonio Felix da Costa, Augusto Farfus, Timo Glock, Bruno Spengler, Marco Wittmann, Martin Tomczyk, BMW Motorsport Head of Race and Test - Adam Baker, Maxime Martin and Tom Blomqvist
Marco Wittmann, Timo Glock, Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Bruno Spengler, Martin Tomczyk, Maxime Martin and Tom Blomqvist, Boxing

Neste fim de semana começa a temporada 2016 do DTM em Hockenheim e com ela, as esperanças de quem não teve um bom 2015 se renovam. É o caso do brasileiro Augusto Farfus, que entra no quinto ano na maior categoria de carros de turismo do mundo em uma nova equipe, mas ainda na BMW, a MTEK.

Em entrevista exclusiva com o Motorsport.com Brasil, o piloto paranaense se mostrou empolgado com as novas possibilidades abertas com a mudança de time e também de uma ajuda nos regulamentos para os carros da BMW, que terão 7,5 quilos a menos e asas traseiras cinco centímetros maiores. Após o vice de 2013 e as más campanhas dos últimos dois anos, as metas para este ano são bem diferentes.

"Meu objetivo é, sem dúvida, brigar pelo título", disse Farfus. "Desde quando entrei no DTM meu objetivo sempre foi lutar pelo título. Em 2013 bateu na trave, em 2014 foi difícil e em 2015 tivemos um carro que não era competitivo, mas já demonstrei ser capaz de lutar pelo título."

Nos testes de abril, ele chegou a ser o mais rápido em um dos dias e isso só colaborou para suas novas expectativas.

"Depois dos treinos o carro se comportou muito bem. Essa ajuda que nós recebemos dos organizadores do DTM vai dar um empurrão na nossa performance e vai colocar os carros da BMW mais à frente e agora com essa minha nova equipe, quero estar, sem dúvida, brigando por este título inédito para o Brasil."

Farfus também comentou sobre a "ajuda" que a BMW teve da organização da categoria e também com a aprovação da Audi e da Mercedes, concorrentes.

"O mais importante é a mensagem que o DTM passa, da união entre os construtores, desse consenso que existe entre as montadoras em se ajudarem e sempre tentar melhorar o show."

"Neste ano, infelizmente, a BMW teve que ser ajudada, no ano passado foi a Mercedes que recebeu esse auxílio, e isso acontece para que dê chances às montadoras de sempre ter um carro competitivo e brigar pelo título."

A primeira rodada dupla acontece em Hockenheim - mesmo local dos testes de abril - e apesar do otimismo, Farfus prefere ser cauteloso em relação ao que pode acontecer no tradicional circuito alemão.

"É difícil fazer uma previsão do fim de semana, os treinos do DTM são como na F1, em que as montadoras sempre acabam escondendo o jogo, outras focam mais no ritmo de corrida, outras em acerto, então é muito difícil de fazer um balanço do que vai acontecer neste fim de semana."

"Acho que temos um carro competitivo, a altura de brigar por vitórias e espero poder sair daqui com pódio, com bons pontos no bolso para poder começar o ano já com o pé direito e visando esse título de 2016."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Blomqvist mantém BMW no topo em segundo dia de testes
Próximo artigo Em prova caótica, Mortara vence em Hockenheim; Farfus é 14°

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil