Celta da Callflex Racing fará história ao disputar prova de Endurance em Daytona, nos EUA
Prova, em um dos templos do automobilismo mundial, será realizada em abril
A Callflex Racing vai escrever uma página inédita no automobilismo brasileiro: um Chevrolet Celta preparado no Brasil irá participar pela primeira vez na história em uma prova internacional de Endurance nos Estados Unidos, no icônico circuito de Daytona, competindo pela ChampCar.
A equipe, fundada em 2018, já participou de diversas provas tradicionais como os 500 Km de São Paulo e o GP de São Paulo 1000 milhas, conquistando resultados expressivos. Em 2023, representada pelos seus pilotos Alex Benedetti e Leandro Justo, a equipe teve sua primeira representação internacional, em um carro alugado, participaram das 14 horas de Daytona, válido pela ChampCar.
A experiência transformou o time e plantou a semente para um projeto ainda maior. Agora, em 2026, a Callflex Racing retorna a Daytona em um novo patamar: com carro próprio, operação própria e autorização especial da ChampCar para participar com um modelo que nunca havia competido na categoria, o que se torna essa experiencia ainda mais desafiadora.
Após dois anos de alinhamento técnico, engenharia dedicada e cumprimento de regulamento, o Celta ficou pronto para poder competir.
“Não é apenas alinhar um carro diferente. É mostrar competência técnica, planejamento, seriedade e a paixão brasileira pelo automobilismo em um dos templos mundiais do esporte. Esse projeto representa orgulho, trabalho e coragem”, afirma a equipe.
O projeto técnico é assinado por Fabiano Rocha (Autotec) e do time da Callflex Racing. Durante o projeto o uso de simuladores foi amplamente utilizado para a tomada de decisões de cambio, pneu, suspensão etc. Para manter a identidade de um projeto legitimamente brasileiro, foi priorizado os fornecedores brasileiros.
A logística internacional também foi parte importante do desafio: o carro foi embarcado em um container marítimo no Brasil e seguiu viagem até os Estados Unidos, num trajeto que durou cerca de 40 dias. Na chegada, foi enviado para a MapGreen, oficina escolhida para a fase final de preparação e suporte durante a corrida.
A prova acontece em 11 de abril de 2026, em Daytona, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ChampCar no YouTube. Além disso, a Callflex Racing disponibilizará um onboard exclusivo e cobertura especial nas redes sociais.
Mais do que apenas uma participação, o projeto simboliza um marco para o esporte brasileiro. “Para nós, é missão. É representar o Brasil em alto nível. E fazer história onde grandes histórias foram escritas”, completa a equipe.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários