De ponta a ponta, Giovinazzi vence primeira corrida em Zandvoort
Italiano, que largou na pole, foi pressionado por Felix Rosenqvist por quase toda a prova, mas conseguiu conter os ataques do adversário e conquistar a quarta vitória da temporada







Antonio Giovinazzi não deu chance aos adversários e faturou a primeira corrida da rodada tripla da Fórmula 3 Europeia, realizada neste sábado (11), em Zandvoort, de ponta a ponta. Partindo da pole position, o italiano largou bem e conseguiu se manter à frente de Felix Rosenqvist, que saiu na segunda posição e fez uma largada agressiva.
A tônica da prova, já que nas posições intermediárias nada de especial acontecia – poucas ultrapassagens e um toque ou outro – foi mesmo a batalha entre Giovinazzi e Rosenqvist. O sueco, apesar de andar muito próximo do italiano, não conseguia se colocar em posição de ultrapassagem. A diferença entre os dois variava entre 0s5 e 0s8. Mesmo quando reduziu a desvantagem para 0s3 ao completar a décima quinta volta, Rosenqvist não conseguiu a ultrapassagem.
Giovinazzi lidou bem com a pressão e, nas voltas finais, Rosenqvist perdeu um pouco do ímpeto, permitindo que a diferença passasse da casa de 1s2. Bastou para o jovem italiano, então, conduzir o carro de número três com tranquilidade até a linha de chegada para vencer pela quarta vez na temporada. Rosenqvist terminou em segundo e Markus Pommer foi o terceiro – foi o primeiro pódio do alemão na temporada.
A vitória de Giovinazzi o colocou mais próximo do líder do certame, Charles Leclerc. Enquanto o rival triunfou, o monegasco fez prova discreta e terminou na quinta posição. Leclerc se mantém na liderança, com 279,5 pontos, mas a diferença entre os dois, que era de 42,5 antes da primeira prova em Zandvoort, foi reduzida para 27,5 pontos.
Os pilotos brasileiros no campeonato, Sérgio Câmara e Pietro Fittipaldi, não tiveram motivos para comemorar: enquanto Câmara abandonou a disputa com problemas mecânicos, Fittipaldi – que partiu da 22ª posição – terminou em 17º. A segunda corrida do final de semana da Fórmula 3 Europeia acontece neste sábado, às 10h40 (horário de Brasília).
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.