A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
Na sétima e última parte de nossa série sobre os últimos dez anos do automobilismo, voltamos a falar sobre a F1, relembrando os campeões da década
Preparamos um especial relembrando os campeões da última década da Fórmula 1. O período começou com a consolidação da Red Bull e terminou com o império da Mercedes. De 2010 a 2019 os fãs acompanharam as transformações da categoria e viram o número de pilotos com chances de vitórias e títulos ser reduzido.
Depois de anos de disputas emocionantes após a era Michael Schumacher, a década* começou com grandes expectativas. Fernando Alonso chegava à Ferrari como novo líder da escuderia, Lewis Hamilton buscava o bicampeonato, enquanto Felipe Massa e Rubens Barrichello faziam os fãs brasileiros sonharem. Pouco disso se concretizou.
O que realmente tivemos foram duas hegemonias esmagadoras. Primeiro a de Sebastian Vettel e Red Bull, e depois a de Lewis Hamilton e Mercedes. O único a quebrar a invencibilidade dos dois pilotos foi Nico Rosberg, que faturou o mundial de 2016, também de Mercedes.
A década terminou com o menor número de pilotos vencedores em toda a história, apenas 12 subiram ao ponto mais alto do pódio: Alonso, Hamilton, Vettel, Kimi Raikkonen, Mark Webber, Jenson Button, Rosberg, Pastor Maldonado, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Valtteri Bottas e Charles Leclerc.
Relembre os campeões dos últimos dez anos da Fórmula 1:
Ouça nossa retrospectiva 2019
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Vale lembrar que como a primeira temporada da Fórmula 1 foi disputada em 1950, as décadas da categoria se encerram nos anos terminados em nove (1959, 1969 e etc). Por isso, apesar da década se encerrar oficialmente ao fim de 2020, a modalidade teve seu período de dez anos encerrado em 2019.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.