Acidente de Rosberg e Hamilton divide opiniões de pilotos
A pedido do Motorsport.com, Antonio Pizzonia, Bia Figueiredo, Luciano Burti, Christian Fittipaldi e Lucas di Grassi, comentam um dos lances mais emblemáticos do GP da Espanha
A vitória de Max Verstappen foi o grande acontecimento do fim de semana do esporte a motor, mas o GP da Espanha também teve como assunto o acidente polêmico entre os companheiros da Mercedes Nico Rosberg e Lewis Hamilton.
O Motorsport.com pediu que Bia Figueiredo, Christian Fittipaldi, Antonio Pizzonia, Lucas di Grassi e Luciano Burti se vestissem de comissários e dessem seus vereditos sobre se há culpados pelo acidente e quem poderia levar a maior carga.
Bia Figueiredo
"Consegui ver fotos do acidente, passo-a-passo, e deu para perceber que o Hamilton colocou seu carro por dentro por causa que havia um espaço por dentro que o Rosberg deixou. O Rosberg realmente mudou de rota uma vez só, mas chegou um momento que o Hamilton já tinha o bico por dentro, o Rosberg manteve o fechamento e o inglês acabou indo para a grama. Talvez o Hamilton pudesse ter evitado, mas ele pagou para ver, se deu mal e após o GP nós descobrimos que o Rosberg largou com o modo de corrida diferente do Hamilton. Então, acho que o alemão deu uma forçadinha de barra. A culpa foi dos dois, mas um pouquinho mais do Rosberg."
Christian Fittipaldi
"Acho que foi um incidente de corrida, tendendo a dizer que o Nico foi um pouco agressivo demais. Acredito que se o Nico tivesse vindo para dentro antes do momento que o Hamilton tivesse saído do vácuo dele, daí eu acho que seria um pouco mais sensato da parte dele. O problema é que ele não foi proativo, ele foi reativo. Na hora em que o Hamilton saiu do vácuo dele, ele começou a mexer no carro. Se eu tivesse que quantificar isso, seria 60/40, com a culpa maior do Nico. Eu não teria arriscado tanto na segunda curva da corrida. A Mercedes soube cuidar do caso extremamente bem. Eles foram muito políticos. É óbvio que devem ter tido uma comida de rabo nos dois, mas foi relativamente tranquilo, eles meio que abafaram e viraram a página."
Antonio Pizzonia
"Pra mim o culpado foi o Rosberg, pelo simples fato de ter tomado uma decisão muito tarde de fechar a porta. O piloto que está à frente normalmente tem uma noção de velocidade do carro que está vindo. Quando isso acontece e o piloto atrás vem numa velocidade muito maior, você tem de tomar uma decisão muito rápida. E ele demorou. Quando ele tomou a decisão, o Hamilton já tinha o bico dianteiro na lateral do carro dele, ou até mesmo com o pneu dianteiro, e isso o jogou para a grama causando o acidente. Não acho que foi por maldade e concordo com decisão dos comissários de não punir nenhum dos dois."
Lucas di Grassi
"Na minha opinião foi um acidente de corrida. Os dois pilotos tomaram um risco grande e o acidente acabou acontecendo. Muito ruim para a Mercedes, mas ótimo para nós que estamos assistindo a corrida porque sem a Mercedes a corrida fica muito interessante."
Luciano Burti
Falei durante a transmissão que a culpa seria do Hamilton, mas utilizando mais uma visão de dentro do carro. Se você olhar as imagens de fora, essa fotinho com dois dedos sobrando para caber um carro, acho que isso é errado. Não é uma foto que te dá razão ou não quando se está andando a mais de 200 km/h. É preciso observar o todo. Para mim, o Rosberg deixou claro que ele vinha para dentro para fechar a porta. Se tinha dois dedos de espaço, não dá para saber, é tudo muito rápido, mas ele deixou claro que vinha para dentro, coisa normal de corrida. E o Hamilton tentou enfiar aonde não cabia. Não acho que seja o caso de apontar culpados, não vejo assim. Mas o Hamilton poderia ter evitado mais do que o Rosberg. Mas o erro maior é utilizar uma foto para se tirar alguma conclusão.
Rubens Barrichello
Rubens Barrichello também opinou sobre o polêmico acidente pelas redes sociais.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.