Alfa Romeo retorna à F1 como parceira da equipe Sauber
Montadora do grupo da Fiat, Alfa volta a ter seu nome na Fórmula 1 pela primeira vez desde 1985









O nome Alfa Romeo retornará à Fórmula 1 em 2018. A montadora italiana fará uma parceria com a Sauber e a Ferrari. Os motores da escuderia suíça no próximo ano serão Ferrari, mas batizados de Alfa Romeo, e o time será conhecido a partir de agora como o Alfa Romeo Sauber F1 Team.
O acordo inclui "cooperação estratégica, comercial e tecnológica" e "intercâmbio de engenharia e know-how técnico", afirmou um comunicado da Sauber.
Presidente da Ferrari, Sergio Marchionne está ansioso para levar o nome da Alfa à F1 pela primeira vez desde 1985.
"Este acordo com a equipe Sauber F1 é um passo significativo na remodelação da marca Alfa Romeo, que retornará à Fórmula 1 após uma ausência de mais de 30 anos", disse Marchionne.
"Marca de sucesso que ajudou a fazer a história deste esporte, a Alfa Romeo vai se juntar a outras grandes montadoras que participam da Fórmula 1.”
"A própria marca se beneficiará do compartilhamento de tecnologia e know-how estratégico com uma parceira de experiência incontestável: a Sauber F1 team".
Espera-se que a Sauber tenha como piloto o protegido da Ferrari e campeão de Fórmula 2, Charles Leclerc, na próxima temporada. O time ainda considera se continua com Marcus Ericsson no segundo carro ou o substitui por Antonio Giovinazzi, outro piloto da Ferrari.
O presidente da Sauber, Pascal Picci, disse que a Alfa é uma parceira ideal para sua equipe.
"A Alfa Romeo tem uma longa história de sucesso nas corridas, e estamos muito orgulhosos de que esta empresa de renome internacional tenha escolhido trabalhar conosco para o seu retorno ao topo do automobilismo", afirmou.
"Trabalhar em estreita colaboração com um fabricante de automóveis é uma ótima oportunidade para o Grupo Sauber desenvolver ainda mais seus projetos de tecnologia e engenharia.”
"Estamos confiantes de que juntos podemos trazer grande sucesso para a Alfa Romeo Sauber F1 Team e esperamos uma parceria longa e de sucesso."
A Alfa não está envolvida na F1 desde o projeto de sua equipe de fábrica, de 1979 a 1985, e não teve programas de automobilismo de alto perfil desde sua incursão no turismo nos anos 1990 e 2000.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.