Análise

Alonso, de fato, marcou quase 80% dos pontos da Ferrari enquanto foi da equipe na F1

Piloto espanhol questionou aspa de ex-presidente da equipe e afirmou que havia feito 80% dos pontos da escuderia

Race winner Fernando Alonso, Ferrari celebrates at the end of the race

"Marquei 80% dos pontos da equipe", disse Fernando Alonso, ao questionar a aspa do ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, que afirmou ao podcast oficial da Fórmula 1 que quando o espanhol não vencia, era o problema da equipe e ele ficava infeliz.

O editor recomenda:

O Motorsport.com fez um levantamento dos pontos conquistados pelo bicampeão mundial da categoria durante sua era na Ferrari, que começou em 2010 e acabou em 2014.

Durante suas quatro primeiras temporadas na escuderia, ele teve companheiro o Felipe Massa. Enquanto no último ano foi Kimi Raikkonen seu parceiro.

Foram 11 vitórias pela Ferrari com três vice-campeonatos: 2010, 2012 e 2013. E nos cinco anos com a equipe Alonso marcou 1190 pontos dos 1623 conquistados pela escuderia.

Isso diz que o espanhol foi responsável por 73,3% dos pontos da Ferrari no período.

Se pegarmos apenas o período em que foi companheiro de Felipe Massa (até 2013), a conta dá praticamente igual, com Alonso tendo feito 73% dos pontos da Ferrari (1029 de 1407).

Montezemolo explicou ao podcast oficial da Fórmula 1 a diferença de personalidade entre Alonso, Michael Schumacher e Niki Lauda.

"Número um: para ser honesto, ele teve azar de estar na Ferrari quando a Red Bull era igual – ou muito perto de ser – como Ferrari era no início dos anos 2000. Segundo: eu não gosto, mas tenho que dizer isso. Ele não teve sorte. Ele perdeu o campeonato no Brasil em 2012, quando Sebastian Vettel bateu na primeira volta com Bruno Senna e continuou.”

"Ou, quando a equipe cometeu um grande erro em 2010, quando era o suficiente para ele terminar em quarto. Perdemos o campeonato na última corrida.”

"Terceiro: seu personagem. A maior diferença entre Michael e também Niki, é que ele era Alonso – não Alonso com a Ferrari. Quando ele vencia ele estava feliz. Quando ele não vence, é problema da equipe. Ele era menos próximo do time do que Michael e Niki. E particularmente nos momentos difíceis. Estar perto do time nos bons momentos é fácil."

Alonso rebateu o tweet da Fórmula 1 com as aspas e disse: “Eu sabia que havia um motivo para não seguir esse perfil até hoje. E hoje vocês me lembram de novo!! O presidente nunca disse isso. Especialmente depois de marcar 80% dos pontos para a nossa equipe. Corremos duro, juntos, com todo o coração e lutamos até a última corrida por campeonatos”

In this article
Gustavo Faldon
Fórmula 1
Fernando Alonso
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Haas pretende introduzir atualizações mais cedo em 2019
Próximo artigo Red Bull crê que problemas de resfriamento dificultaram vida da Ferrari na Austrália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros