"Alonso ou Hamilton fariam o mesmo que Sebastian fez", diz Horner
Chefe da Red Bull lembra que o próprio Webber já desrespeitou ordens de equipe e revela que deve desistir do Multi 21


O chefe da Red Bull, Christian Horner, justificou a desobediência de Sebastian Vettel às ordens da equipe durante o GP da Malásia, dizendo que não esperava uma atitude diferente de um piloto tricampeão mundial. O dirigente lembrou que o próprio Mark Webber, que saiu do carro contrariado após perder uma vitória que considerava sua, também já tomou atitude semelhante no passado.
“Você não ganharia o tanto que ele ganhou sendo uma pessoa submissa. Se Fernando Alonso ou Lewis Hamilton estivesses naquela posição, fariam o mesmo. Se Mark Webber estivesse naquela posição já vimos que ele faria o mesmo. Então não vamos falar que é algo único de Sebastian, é algo que qualquer piloto competitivo tem em seu DNA.”
Horner citou o caso do GP da Grã-Bretanha de 2011, quando tentou impor o mesmo tipo de ordem para Webber, que desrespeitou o time e foi para cima do companheiro, que era segundo colocado. “Acho que as ordens de equipe são contrários ao objetivo para o qual piloto seriamente competitivo compete. É complicado porque o interesse do piloto é diferente da equipe. As ordens são permitidas, elas existem. O campeonato de construtores tem até mais importância para a equipe do que de pilotos. Então é claro que há objetivos diferentes.”
Falando sobre o acontecido na Malásia, Horner revelou que o código Multi 21 “quer dizer carro número dois à frente do carro número um. Não é complicado. Não é difícil de traduzir, mas ambos os pilotos nas últimas três corridas não compreenderam isso. Acho que vamos desistir do código e tentar outra coisa.”
Horner também contou que os carros tinham configurações diferentes por conta do consumo de combustível. “Mark e Seb tinham estratégias opostas porque estavam usando pneus diferentes em momentos distintos. Depois da última parada, claro que o consumo havia sido diferente, o do Mark havia sido um pouco maior, então ele estava usando um modo mais econômico que Sebastian.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.