Alonso revela 'segredo' para se manter motivado na F1 aos 43 anos

Não é comum ver um piloto com mais de 40 anos 100% dedicado à Fórmula 1, mas o bicampeão compartilhou seus segredos para conseguir isso

1020079795-LAT-20240323-GP2403_045312_U1A4192

Aos 43 anos de idade, Fernando Alonso continua dando tudo de si na Fórmula 1, dedicando-se 100% à carreira esportiva, como ele mesmo reconhece. No entanto, é incomum ver um piloto de sua idade tão comprometido, ainda mais quando ele passou mais de duas décadas no grid e experimentou diferentes disciplinas, como o WEC ou o Rally Dakar.

Quando perguntado em um evento da Cognizant como ele mantém sua motivação intacta, sua resposta não deixou ninguém indiferente.

Leia também:

"Não sei, acho que, antes de mais nada, você tem que amar o que faz. É preciso aproveitar o dia a dia, porque acho que somos privilegiados por ter um trabalho do qual gostamos e com o qual podemos aprender. Em primeiro lugar, com nós mesmos, porque cada dia é diferente. Mas você também tem uma equipe que trabalha com você".

O espanhol reconhece que nem tudo é sempre 'colorido' e que ele também tem dias ruins, mas ele garante que se sentir apoiado por uma equipe, no seu caso a Aston Martin, ajuda nesse sentido.

"Acho que meu caso e o de todos os outros são muito semelhantes. Há dias bons e dias ruins. Você nem sempre está motivado. Nem sempre você está 100% pronto ou 100% disposto a fazer algo."

"Mas não há problema algum em levantar a mão e pedir ajuda a alguém que está ao seu lado. Porque talvez ele esteja tendo um daqueles dias em que tudo está perfeito e você vai compartilhar essa energia. E vice-versa. Talvez na semana seguinte seja você que esteja definindo a tendência. Portanto, acho que o trabalho em equipe depende das pessoas que estão ao seu lado".

"Na Aston Martin, por exemplo, temos mil pessoas trabalhando nesses dois carros. Cada uma dessas mil pessoas é uma parte fundamental do nosso sucesso. Desde o cara que está construindo o carro na pista, os mecânicos, a mulher ou o homem na fábrica que está projetando a próxima asa traseira, o próximo difusor, o próximo componente do motor, a próxima análise de óleo ou combustível".

"Portanto, temos que confiar porque eles são os melhores em suas áreas e eu confio neles para fazer o melhor para o meu carro, assim como eles confiam em mim quando me aproximo da primeira curva e sabem que farei o melhor para os resultados. Portanto, acho que o espírito de equipe, o espírito esporte de equipe e a confiança mútua são fundamentais para manter a motivação e o desempenho", explicou.

Alonso acredita que ser "humilde" e sempre tentar aprender com os melhores em cada setor é sempre uma vantagem, independentemente de sua experiência, e deu como exemplo suas aventuras fora da F1.

"Estive na F1 por 23 anos, mas fiz uma pausa, dois períodos sabáticos em 2019 e 2020. Nesses dois anos, corri no WEC, Le Mans, Daytona, Dakar e Indy 500. Você não pode dirigir o mesmo carro de F1 ou um carro de Le Mans, ou o carro de Dakar".

"Portanto, tive que aprender e comecei do zero em muitas dessas categorias, cercando-me dos melhores pilotos do mundo nessa disciplina, aprendendo com eles e sendo humilde. Não há problema algum em aceitar que eu não tinha ideia de como dirigir um carro de rali. Mas, dia após dia, fui melhorando e aprendendo com eles até conseguir competir no rali mais difícil do mundo", concluiu.

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team

Fernando Alonso, Equipe de F1 da Aston Martin

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

CLEBER MACHADO: Bastidores INCRÍVEIS da F1 na Globo, BLITZ com Regi, relação com GALVÃO, Senna e cia

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Debate do Caso Bortoleto na Audi: Gabriel vê Schumacher na briga e Bottas favorito... F1, Stock e TCR com Rafa Suzuki

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Kimi Antonelli revela ponto de virada no teste em Spa para 'curar' fraquezas
Próximo artigo F1: Horner compara saída de Newey da Red Bull com a de Cristiano Ronaldo no Manchester United

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil