Alonso: surpreso com impacto de ida para Indy 500 nos EUA
Fernando Alonso admite estar impressionado com o impacto que a decisão de disputar as 500 Milhas de Indianápolis teve nos Estados Unidos após passagem pelo país antes de desembarcar na Rússia






Fernando Alonso chocou o paddock da Fórmula 1 ao anunciar que deixaria de disputar o GP de Mônaco para participar pela primeira vez das 500 Milhas de Indianápolis. No final de semana passado, o espanhol esteve em Alabama acompanhando a etapa de Barber da Indy, além de visitar a sede da Andretti em Indianápolis e utilizar o simulador da Honda para se adaptar ao carro da Indy.
O que Alonso não esperava, entretanto, era a dimensão que a decisão dele teria nos Estados Unidos e se mostrou surpreso com o tamanho da recepção que teve enquanto em terras norte-americanas.
"Andando no aeroporto em Indianápolis e em Chicago fui parado por muita gente, que vinha me cumprimentar e me desejar boa sorte. Eu meio que me senti na Espanha por alguns momentos", disse. "Uma mudança muito grande na minha ida aos EUA com essa corrida."
"Vi que a audiência da corrida na TV já é prevista para ser 50% maior, um impacto maior do que eu imaginava no início. Como eu disse, as maiores surpresas do final de semana ou dos últimos cinco dias foram o impacto da notícia e ver quantas pessoas me reconheceram neste período", afirmou.
"Eu costumava andar no país tranquilamente, costumava passar minhas férias nos EUA - ninguém me reconhecia e tinha certa privacidade. No entanto, não foi assim nos aeroportos pelo quais passei, pelo menos."
Alonso admitiu ainda que tem muito a aprender após acompanhar de perto a prova da Indy em Barber.
"Tudo é diferente aqui. O paddock, as pessoas, os fãs ao redor do carro, de você, o modo como você interage com a equipe, com os adversários e o briefing dos pilotos. Fui convidado para a reunião e vi coisas que são definitivamente diferentes do que temos na F1", acrescentou o espanhol, que comentou também sobre o trabalho no simulador.
"Estive no simulador por três ou quatro horas. Claro que o carro de verdade será muito diferente, pois no simulador é muito fácil ir a 370km/h e não aliviar nas curvas, pois nada vai acontecer. O carro real será mais difícil, mas pelo menos tive a chance de ver o carro, de ter uma ideia do esforço necessário nas curvas", ponderou.
Alonso também destacou que a ida para a Indy 500 renovou a mente dele, o que trará benefícios quando ele retornar à F1.
"Creio que será de uma ajuda valiosa no sentido de aprender algo novo, o que te obriga a começar tudo de novo, mentalmente falando. De certa forma, você é um novato, então precisa aprender coisas e estar aberto ao que os engenheiros dizem, precisa pegar as técnicas de pilotagem no simulador", ressaltou.
Por fim, o espanhol destacou o primeiro contato com o chefe da equipe que representará na Indy 500, Michael Andretti. O dirigente será o responsável pela estratégia do carro de Alonso durante a prova, mantendo contato constante com o bicampeão da F1 via rádio.
"Ele foi muito receptivo, recebeu a gente de maneira calorosa desde o primeiro dia, organizou um churrasco para nós. Ele será o responsável pela estratégia do meu carro. Conversei bastante com ele a cada oportunidade que tive nestes dias, ele tem sido parte fundamental deste projeto até agora", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.