Amsterdã e Roterdã não se interessam em receber F1
Governos locais não se entusiasmam com ideia de sediar retorno do GP da Holanda da categoria
O Motorsport.com revelou no início desta semana que o chefe comercial da F1, Sean Bratches, visitou recentemente a Holanda, para falar sobre a possibilidade de realizar uma corrida de rua em uma das principais cidades do país.
Embora a ideia ainda esteja em seus estágios iniciais, o tamanho e as populações de Amsterdã e Roterdã as tornam candidatas óbvias se o plano avançar.
Mas os representantes de ambas as cidades disseram ao Motorsport.com que ainda não houve contato formal com os proprietários da F1 e que eles não estavam muito interessados em explorar a crescente popularidade de Max Verstappen, ao realizar um evento em suas ruas.
Um porta-voz da cidade de Amsterdã disse: "Uma corrida de carros deve ocorrer em um circuito, não em um antigo centro da cidade."
O comentário oficial respaldou uma declaração de Eric van der Burg, que lidera os assuntos esportivos dentro do executivo municipal de Amsterdã, no início desta semana no Twitter.
Sobre a possibilidade de uma corrida de F1 nas ruas da capital holandesa, Van der Burg twittou: "Em Amsterdã? Está bem, mas em Zandvoort, onde eles têm uma bela pista. Não no centro da cidade de Amsterdã."
Roterdã já teve experiências com a apresentação de carros de F1 em eventos como o City Racing, de 2005 até 2014.
Mas um porta-voz da cidade chegou a dizer que a realização de um GP dentro de três anos seria quase impossível, devido às obras do centro da cidade.
"Roterdã não foi procurada em relação a um evento de Fórmula 1, então também não houve discussões sobre isso", disse ao Motorsport.com.
"Nos próximos três anos, isso seria impensável, de qualquer forma, devido a uma reforma do Maastunnel e uma remodelação do Coolsingel."
"Isso aparte, com os eventos da City Racing que foram realizados anteriormente, já havia muitos que questionaram ao impacto ambiental e à perturbação por ruídos."
A última vez que ocorreu um GP da Holanda foi em Zandvoort, em 1985, com tricampeão, Niki Lauda, levando a melhor.
Atualmente, a Zandvoort está realizando um estudo de viabilidade para ver se um retorno de F1 seja possível, com os resultados esperados em breve.
O Circuito Assen, que hospeda a MotoGP, também é visto como um possível local. A pista hospedou o Champ Car World Series e Superleague Formula no passado.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.