ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?
Para Martin Brundle, atual titular da Haas seria um sucessor adequado; para Jacques Villeneuve, jovem de 20 anos "é muito promissor"
Para Martin Brundle, britânico que competiu na Fórmula 1 entre 1984 e 1996, a questão não é se Oliver Bearman, titular da Haas e reserva da Ferrari, conseguirá um cockpit regular na Scuderia nos próximos anos, mas quando.
No mais recente podcast da Sky Sports, Brundle explicou que "assim que uma vaga estiver disponível na Ferrari, seja qual for o motivo, acho que Bearman deveria ocupá-la. Ele é excelente, aprende rápido e aproveita ao máximo sua oportunidade".
O quarto lugar do britânico da Haas no México no domingo foi "absolutamente excepcional" de acordo com o comentarista, acreditando que: "Se você der uma chance a esse jovem, ele a aproveitará, assim como fez na Arábia Saudita [2024] na Ferrari".
Bearman fez uma estreia surpreendente na F1 em Jeddah no ano passado, quando Carlos Sainz não pôde correr pois foi operado por causa de uma apendicite. Ele conseguiu um bom sétimo lugar e completou mais duas corridas pela Haas ao longo do ano como substituto de Kevin Magnussen.
2025 é o primeiro ano de Bearman como titular na Haas, que é cliente da Ferrari, mas Brundle acredita que o jovem de 20 anos não pilotará para a equipe americana para sempre. Especialmente porque o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, também elogiou o britânico após a corrida do México.
Rumores: Hamilton não terá um novo contrato com a Ferrari?
"Ele fez um ótimo trabalho. Neste fim de semana, ele fez tudo, não cometeu erros e agora está colhendo os frutos", disse Vasseur. Porém, vale ressaltar que Bearman já foi confirmado pela Haas para o ano que vem.
Além disso, não haverá cockpit disponível na Ferrari em 2026. No entanto, isso pode mudar em 2027: a ESPN noticiou recentemente que "várias figuras importantes do paddock" indicaram que a Scuderia não ofereceria mais um novo contrato a Hamilton em função de seu desempenho atual.
No entanto, o próprio Hamilton sempre declarou que seu foco está em 2026 e já houve uma tendência recente de aumento no desempenho do heptacampeão, fazendo a alegação parecer um tanto prematura.
Também não está claro por quanto tempo exatamente o contrato atual de Hamilton vai durar. A Ferrari apenas confirmou que o britânico havia assinado um contrato de vários anos. O jornal italiano Gazzetta dello Sport informa que se trata de um contrato até o final de 2026, mas com uma "opção" para 2027.
Villeneuve: Bearman lida bem com a pressão
Se Hamilton e a Ferrari se separarem em algum momento, o que acontecerá mais cedo ou mais tarde, dada a idade do britânico, que já terá 41 anos no início da próxima temporada, Bearman pode ser um sucessor adequado.
Jacques Villeneuve também o elogiou no podcast da Sky: "É muito promissor. Ele foi impressionante neste fim de semana [no México] porque tinha o pacote completo. Ele foi rápido e não deixou que a pressão o afetasse".
"Ele é um piloto muito agressivo, mas sempre no controle", disse o campeão de 1997, explicando que Bearman é um daqueles pilotos que crescem com a responsabilidade. "Ele é melhor agora do que era quando corria nas categorias menores", disse.
Na verdade, Bearman ganhou dois títulos de F4 em um ano, em 2021, mas não ganhou outros campeonatos. Ele "apenas" terminou em terceiro lugar geral na F3 em 2022 e em P12 na F2 um ano depois, embora também tenha perdido dois finais de semana devido a compromissos na F1.
Em sua primeira temporada completa na F1, ele é 13º no campeonato, com 32 pontos, faltando quatro corridas para o final. A diferença para Esteban Ocon, seu companheiro de equipe com oito temporadas a mais de experiência, é inclusive pequena: o francês tem 30 pontos.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.