ANÁLISE F1: Como novo centro de engenharia torna a Audi mais parecida com a Haas

Equipe está apostando em nova instalação em um terceiro país

Valtteri Bottas, Stake F1 Team Kick Sauber C44, sai do box após uma parada

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A decisão da Sauber de abrir um centro técnico para a entrada da Audi na Fórmula 1 parece resolver um grande desafio para o projeto emergente, ao mesmo tempo que cria novas semelhanças com a equipe rival Haas.

O anúncio de que a Sauber está em busca de um local para estabelecer o Sauber Motorsport Technology Centre UK demonstra que a equipe espera atrair funcionários experientes da F1 que já trabalham no Reino Unido, além de liberar recursos para o desenvolvimento do carro.

Leia também:

Isso ocorre porque a tradicional base da equipe em Hinwil tem se mostrado um obstáculo à medida que a Sauber se expande para a chegada da Audi. O alto custo de vida na Suíça, em comparação com os demais países onde as equipes de F1 estão sediadas, dificultou a contratação de novos profissionais, um desafio para a transição da equipe de um time do meio do grid para uma operação de fábrica de ponta com a Audi a partir do próximo ano.

Para tentar contornar esse problema, a FIA concedeu um ajuste no teto salarial dentro do limite orçamentário de 2026, reconhecendo que a equipe poderia ter até 30-40% menos funcionários em comparação com outras equipes de grande porte devido às diferenças salariais.

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que, em 2022, o salário médio na Suíça foi de cerca de 80 mil dólares, enquanto no Reino Unido esse valor foi de 54 mil dólare.

O Reino Unido abriga sete das 10 equipes da F1, e milhares de engenheiros experientes vivem na chamada "Motorsport Valley", uma região próxima ao circuito de Silverstone onde a maioria das equipes britânicas está localizada.

Embora alguns apontem um possível "viés britânico" na F1 devido à grande presença de profissionais do Reino Unido no paddock, a Sauber deixou claro em seu comunicado na terça-feira que esse fator não pode ser ignorado caso queira atingir a expansão e melhorias desejadas.

"Com a criação desta nova instalação, a Sauber Motorsport pretende fortalecer sua presença na 'Motorsport Valley' e estabelecer uma plataforma para colaborar com os melhores especialistas e atrair talentos locais para o Projeto Audi F1", declarou a equipe.

Paralelo com a Haas

A iniciativa não apenas libera mais recursos para a equipe, já que menos funcionários precisarão receber os altos salários suíços, mas também mostra o esforço da organização em atrair talentos de engenharia adicionais.

A equipe já contratou um novo chefe de equipe, o ex-gerente esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, mas como os altos salários da F1 são isentos do teto orçamentário, o objetivo é expandir a força de trabalho em níveis mais baixos para fortalecer toda a estrutura.

Isso cria paralelos entre Sauber/Audi e Haas, que têm sido rivais intermitentes no meio do grid na última década. Enquanto a Sauber caiu de rendimento em 2024, a Haas conseguiu subir na hierarquia da F1.

Embora a equipe Racing Bulls (antiga AlphaTauri) também tenha operações divididas entre países, devido à tentativa da Red Bull de integrar mais sua equipe baseada em Faenza com o restante das operações no Reino Unido, a Sauber/Audi agora se junta à Haas ao ter funcionários espalhados por três países.

A Haas possui sua sede corporativa em Kannapolis, nos EUA (sede da Haas Automation), seu principal centro de operações da F1 em Banbury, no Reino Unido, e seu escritório de design na fábrica da Ferrari em Maranello, na Itália.

Já a Sauber/Audi conduz o desenvolvimento do motor da F1 em Neuburg, na Alemanha, enquanto mantém sua fábrica em Hinwil, na Suíça, e agora inaugura um escritório no Reino Unido.

Assim como a Haas, a Sauber busca formas de atrair mais funcionários, e a iniciativa britânica faz parte desse esforço. Como parte de seu plano de recuperação após terminar na última posição do Mundial de Construtores em 2023, a Haas iniciou sua primeira grande fase de contratações no último verão, além de investir em uma nova motorhome para atrair talentos da concorrência durante os GPs.

A Haas também avalia se irá reformar sua sede em Banbury ou se mudará para um novo local, algo que o ex-chefe Guenther Steiner já queria, mas que só foi aprovado por seu sucessor, Ayao Komatsu. Ainda assim, Komatsu revelou recentemente que a equipe possui apenas cerca de 330 funcionários, bem abaixo das principais equipes da F1.

Estratégia de longo prazo da Audi

Já a Sauber/Audi, por projetar e fabricar uma parte maior de seu carro, poderá explorar melhor os novos recursos disponíveis caso a criação de sua nova base seja bem-sucedida.

A notícia do novo centro técnico no Reino Unido é o segundo grande desenvolvimento positivo da equipe desde a reformulação de sua gestão no ano passado, quando o ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto, assumiu como líder do projeto.

O primeiro foi o investimento da Autoridade de Investimento do Catar, que adquiriu 30% das ações da Sauber por cerca de 350 milhões de dólares, em um momento em que a Volkswagen (controladora da Audi) enfrentava cortes de empregos e queda nos lucros.

Com isso, a Sauber/Audi parece estar se preparando para se tornar uma força mais competitiva na F1, e a performance aprimorada do C44 após sua grande atualização aerodinâmica no fim da temporada de 2024 reforça esse otimismo.

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Alex Kalinauckas
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari divulga merch de Hamilton e Leclerc para 2025; veja fotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros