ANÁLISE F1: Corrida em Silverstone põe pressão sobre os ombros de Norris?
Nas duas últimas temporadas, Lando conquistou pódios, enquanto Piastri ainda não teve grande sucesso em Silverstone
A vitória dominante no GP da Áustria de Lando Norris trouxe um pequeno alívio para o britânico depois da corrida desastrosa no GP do Canadá. No entanto, ele ainda tem 15 pontos para alcançar Oscar Piastri, líder do campeonato e se sonha com o título da Fórmula 1 de 2025, precisa dar a volta por cima o mais rápido possível.
Pensando nisso, o GP da Grã-Bretanha pode ser uma corrida que manterá o bom momento de Norris, isso porque, nas duas últimas temporadas, ele teve resultados positivos e conquistou pódios em casa.
Na temporada de 2023, quando Max Verstappen tinha o carro dominante e a pole position para a corrida de Silverstone, Norris conseguiu ter uma largada melhor que a do holandês e chegou a liderar a etapa por quatro voltas.
Mas é justo destacar que o MCL60 não tinha ritmo o suficiente para manter a Red Bull na segunda colocação, principalmente com DRS e contra Verstappen em uma temporada completamente dominante, então uma vitória não era realista.
Piastri, que havia se classificado em terceiro, terminou a corrida apenas em quarto, ficando atrás de Lewis Hamilton. É importante destacarmos o fato de que ainda era a primeira temporada do australiano na F1, mas o GP da Grã-Bretanha já era a décima corrida dele ao lado de Norris.
Além disso, o Safety Car causado pelo abandono de Kevin Magnussen, deu vantagem a Hamilton, permitindo que o britânico terminasse à frente do segundo carro da McLaren.
O resultado foi importante para a McLaren naquele ano, que conseguiu subir para quinta colocada no Mundial de Construtores, mas o MCL60 ainda estava longe de ser competitivo. Inclusive, seus dois pilotos nem mesmo estavam no top 5 da classificação e tinham somado menos de 80 pontos até aquele momento.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Pegando o gancho da última temporada, quando Silverstone se tornou a 12ª corrida do calendário da F1 e a McLaren já havia conseguido atualizar seu carro de maneira mais competitiva, o resultado continuou sendo mais positivo para Norris do que para Piastri.
A começar pela classificação, o australiano foi apenas P5, ficando atrás de Verstappen, Norris, Hamilton e George Russell, confirmando o bom ritmo da Mercedes no traçado britânico.
Ao longo da corrida, Verstappen chegou a ultrapassar Norris, mas o ritmo da Red Bull caiu drasticamente, colocando-o atrás de Piastri nos estágios iniciais. Foi apenas a estratégia ruim de paradas da McLaren que permitiu o holandês avançar e ganhar vantagem sobre a dupla.
Russell abandonou a corrida por conta de problemas na pressão da água em seu carro, 'dando' a vitória a Hamilton, que conseguiu segurar Verstappen na segunda colocação, terminando 1s465 à frente da Red Bull. Lando, por sua vez, terminou em terceiro, sem perder ou ganhar posição, mas 7s547 atrás do vencedor.
Possibilidades em 2025
Voltando para a temporada de 2025, pegando a McLaren claramente favorita às vitórias e facilmente se adaptando em todos os tipos de temperatura, é fácil pensar que o ritmo do MCL39 deve se adaptar ao clima mais frio de Silverstone, mesmo com a possível chuva.
No entanto, não podemos ignorar o desempenho de Max Verstappen e das Mercedes, que claramente ganha uma força maior quanto as temperaturas estão mais amenas.
A previsão do tempo para a hora da corrida britânica é de 18°C, com 50% de chance de chuva fraca entre às 10h ao 12h. Isso deve colocar outras equipes pela disputa da pole position e vitória, então grande parte das conquistas dependerão do talento dos pilotos.
Pegando resultados desta temporada em climas parecidos, temos o GP do Japão, onde mais uma vez Norris prevaleceu contra Piastri. O foco do britânico é superar o companheiro de equipe, já que os outros carros não parecem ser páreos no momento.

Lando Norris, McLaren
Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
"Há sempre um equilíbrio. Eu estou aqui para pilotar, estou aqui para correr, e estou aqui para fazer isso bem. E você sempre deve lembrar que esse é a prioridade".
"Mas, só tenho uma home race por ano. Para mim, é sobre aproveitar e fazer memórias. Não significa dar mais entrevistas, mas talvez signifique mais tempo com os fãs e eventos, coisas assim, mais do que ficar sentado dando entrevistas".
Conclusão
Lando Norris vem embalado de um fim de semana perfeito na Áustria, ótimo ritmo com o carro, se sentindo confortável, pole position para a vitória, além de ter se defendido perfeitamente de Piastri em todas as investidas.
É claro que não podemos esperar um fim de semana sem nenhum tipo de erro, seria muito sonho imaginar todas as voltas limpas. Porém, não é impossível que o britânico consiga usar esse bom momento para continuar diminuindo a diferença de pontos para Piastri na tabela de pilotos.
Norris tem o carro, tem o ambiente e está mais confortável com o carro, é o momento perfeito para o britânico dar a volta por cima e se aproveitar de um Oscar que parece estar levemente menos confortável com o MCL39 depois das atualizações.
Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.